A tarde num minuto
Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.
Os trabalhadores independentes já não precisam de indicar o número de dias de trabalho, e podem ver no momento o cálculo dos juros de mora para o pagamento de contribuições. Miguel Maya vai agora ser CEO do BCP, enquanto Nuno Amado passa a chairman com poderes reforçados. O ECO foi falar com o presidente do IPCG, António Gomes Mota, que defende que esta função não deve ser executiva.
A Segurança Social disponibilizou este mês novas funcionalidades para os trabalhadores independentes e do serviço doméstico pagarem as contribuições por multibanco, passando a estar disponível o valor dos juros de mora para pagamentos em atraso, foi hoje anunciado.
A gestão do BCP está em mudança. Miguel Maya vai agora assumir a presidência executiva do banco, enquanto António Monteiro vai deixar de ser chairman e será substituído por Nuno Amado. Mas o objetivo do banco é que seja um presidente do conselho de administração com poderes reforçados. Para António Gomes Mota, um chairman é cada vez mais “executivo dentro do não executivo”. Mas o presidente do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) diz que “não passa pela cabeça” que Amado seja um presidente com funções executivas.
O icónico edifício da Portugal Telecom em Picoas (Lisboa) já não enverga no seu topo o letreiro “Portugal Telecom”, marca que a Altice herdou da compra da PT Portugal em 2015. As letras foram retiradas esta segunda-feira, uma a uma, e encontra-se em curso um processo de substituição do letreiro do edifício para a marca “Altice” e respetivo logótipo, apurou o ECO. A substituição do lettering deverá estar concluída até quarta-feira, dependendo das condições meteorológicas.
No ano passado, o Governo identificou 430 empresas afetadas diretamente pelos incêndios de 15 de outubro. Em novembro, lançou a linha de financiamento Repor, que veio disponibilizar 100 milhões de euros para ajudar estas empresas. No entanto, só 175 empresas, o equivalente a 40%, já se candidataram a receber apoio financeiro.
Até às 16h desta segunda-feira foram suprimidos 657 ligações ferroviárias, confirmou ao ECO fonte oficial da Comboios da Portugal (CP). A adesão à greve dos trabalhadores que exigem aumentos salariais a rondar os 4% está fixada nos 90%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A tarde num minuto
{{ noCommentsLabel }}