PSD alerta para “inaceitável dependência” da Saúde face às Finanças

  • Lusa
  • 13 Março 2018

Os deputados querem saber se a criação de uma estrutura de missão para monitorizar o programa orçamental de Saúde é “mais uma demonstração de como o Ministério da Saúde perdeu a sua autonomia".

O PSD considera inaceitável a “situação de dependência e subalternização” do Ministério da Saúde perante as Finanças, classificando como um descalabro as dívidas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e alertando para o colapso dos hospitais.

Numa pergunta dirigida ao ministro das Finanças, o grupo parlamentar do PSD quer saber se a criação de uma estrutura de missão para monitorizar o programa orçamental de Saúde é “mais uma demonstração de como o Ministério da Saúde perdeu a sua autonomia e está dependente do Ministério das Finanças”.

Para o PSD, a criação daquela estrutura de missão, colocada na dependência dos dois ministros, é “uma inaceitável situação de dependência e subalternização do Ministério da Saúde face ao Ministério das Finanças”.

“Tão ou mais grave, ao reduzir a autonomia do Ministério da Saúde, esta nova estrutura de missão erigir-se-á enquanto fator potenciador da ineficiência na gestão do SNS”, escrevem os sociais-democratas. Para o PSD, a situação das dívidas do SNS é “um autêntico descalabro”, não sendo por isso surpreendente que o próprio ministro da Saúde tenha admitido no fim de fevereiro no parlamento a existência de “uma quantidade significativa” de hospitais em falência técnica.

Contudo, na altura em que o ministro Adalberto Campos Fernandes fez esta declaração no parlamento nenhum deputado o questionou diretamente sobre o assunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD alerta para “inaceitável dependência” da Saúde face às Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião