Google já tem um carrinho para fazer frente à Amazon
Numa altura em que a Amazon tem apostado em novas soluções para o retalho, a Google não quer ficar no fim da fila, e lança agora um programa para acelerar nas compras online.
As gigantes do retalho não param de inovar. Primeiro foi a Amazon que criou as primeiras lojas físicas, a cadeia de lojas Amazon Go, que permite aos clientes comprar se passar por nenhuma caixa registadora. A Google não quer ficar para trás e criou um novo programa o Shopping Actions, já ativo nos EUA. Os utilizadores vão poder juntar no mesmo carrinho compras de vários sites, e até encomendá-las por voz.
A Google só teve de olhar para os números: 85% das pesquisas, nos últimos dois anos, perguntam “onde comprar”. Quase metade das pessoas que usam o assistente de voz aproveitam para fazer compras através dele, pelo menos uma vez por semana. Por isso, conclui a Google no blog oficial, as pessoas querem “uma forma mais fácil de fazer as compras”, razão pela qual a empresa lança esta nova ferramenta.
As novidades são três: o assistente de voz da Google vai estar preparado para as compras por voz. Os clientes terão uma “lista partilhada” e um “carrinho universal” com a qual podem passear pelos mais diversos websites e pagar tudo de uma vez só. No final, a Google promete “mais lealdade e envolvimento com os clientes de maior valor”, estimular a repetição de encomendas pondo-as à distância de um clique e com recomendações personalizadas.
Desta forma, a Google pretende apelar às empresas, e avisa: “só pagam por cada venda efetuada”. O motor de busca garante ainda que os testes foram positivos e o programa compensa em comparação com os simples anúncios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Google já tem um carrinho para fazer frente à Amazon
{{ noCommentsLabel }}