Trabalhadores dos supermercados estão hoje em greve

  • Lusa
  • 1 Abril 2018

Se pensa em ir ao supermercado este domingo, é provável que encontre o estabelecimento fechado. Os funcionários estão em greve. Sindicato pede respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa.

O Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE), afeto à UGT, convocou uma greve para este domingo de Páscoa, a qual abrange os funcionários de supermercados e grandes superfícies comerciais.

Em 23 de março, o SITESE explicou que tinha convocado greve “à prestação de trabalho para os trabalhadores dos setores do comércio, escritórios e serviços, nomeadamente nas empresas filiadas na APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição”, onde estão as empresas donas de supermercados e de muitas lojas presentes em centros comerciais.

Nos motivos da greve, o SITESE indica o “respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa”, “trabalho digno”, a “conciliação da vida familiar com a vida profissional” e o “fim da precariedade”.

O sindicato quer ainda “aumento dos salários”, “respeito e exigência do cumprimento integral da negociação coletiva”, o “fim imediato dos bloqueios à negociação coletiva” e “um diálogo social assente no cumprimento efetivo dos compromissos assumidos e a assumir”.

O SITESE disse à Lusa que o pré-aviso de greve abrange cerca de 85 mil trabalhadores.

A greve, que começou às 00h00, termina às 24h00.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores dos supermercados estão hoje em greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião