Governo quer abrigos antifogo em seis mil aldeias

  • ECO
  • 9 Abril 2018

Os programas 'Aldeias Seguras' e 'Pessoas Seguras' são assinados esta segunda-feira entre a Proteção Civil e as associações de municípios e freguesias.

O Governo quer locais de refúgio em seis mil aldeias e lugares de risco máximo de incêndios florestais. De acordo com o secretário de Estado da Proteção Civil, estes serão locais onde as pessoas fiquem “seguras das chamas”, escreve o Correio da Manhã esta segunda-feira (acesso pago).

De acordo com José Artur Neves, está prevista a distribuição de dez mil kits de autoproteção (mochilas de sobrevivência) e a criação da figura de “Oficial de Segurança da Aldeia”, avança o jornal. Esta segunda-feira, a Proteção Civil e as associações de municípios e freguesias assinam, em Ansião, os programas ‘Aldeias Seguras’ e ‘Pessoas Seguras’.

A criação da figura de “Oficial de Segurança da Aldeia” (OSA) também faz manchete no Diário de Notícias. O perfil do OSA definido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, de acordo com fonte do comando, é “alguém escolhido pela comunidade, com capacidade de liderança, com conhecimentos de segurança, principalmente na vertente safety e que seja respeitado pela população, para que sigam as suas orientações”, adianta o DN.

O primeiro Oficial de Segurança da Aldeia é Silvério Teixeira, subchefe da PSP aposentado, de 61 anos. A função é desempenhada em regime de voluntariado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer abrigos antifogo em seis mil aldeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião