Empresários portugueses confiantes no futuro dos seus negócios

Um estudo da Zaask concluiu que os empresários portugueses estão confiantes quanto à evolução dos seus negócios, aconselhando a criação dos mesmos nos seus distritos.

Parece que o futuro das empresas nacionais é risonho. De acordo com um estudo, os empresários portugueses mostram-se otimistas quanto à evolução dos seus negócios, aconselhando mesmo a criação de novas empresas no distrito onde operam. Ao longo do ano passado, 45% dos empresários inquiridos aumentaram as suas receitas.

As conclusões são do estudo da plataforma online Zaask, que inquiriu mais de 2.500 microempresas de todo o país, e entre um e dez dos seus funcionários. Comparando com o estudo anterior, este mostrou que a “situação financeira das empresas melhorou ligeiramente, acompanhada por uma evolução da situações económica nacional”, lê-se nos resultados do Estudo Nacional de Competitividade Regional.

Nesta terceira edição, relativa ao passado, 61% dos empresários portugueses classificou essa situação financeira como “razoável”, um valor superior ao verificado em 2016 (59%). As empresas dos distritos de Beja, Bragança e Coimbra são aquelas que avaliaram a sua situação financeira de forma mais negativa.

Comparando com Espanha, o número de empresas em situação classificada como “má” ou “muito má” (38%) é superior ao registado em Portugal (23%). Em termos de receitas, 45% dos inquiridos destacou uma maior evolução das mesmas no ano passado, representando um crescimento de 25% face ao período homólogo.

Maioria aconselha criar negócio no próprio distrito

No que diz respeito à escolha da localização para criar uma nova empresa, 56% dos empresários aconselha o seu próprio distrito, embora essa percentagem tenha sido inferior à registada no estudo anterior. Por sua vez, questionados sobre o grau de dificuldade na criação de um negócio, apenas 18% considerou essa tarefa como “fácil” ou “muito fácil”, contrastando com os 38% que consideraram “difícil” ou “muito difícil”. Faro, Leiria e Lisboa são os distritos que registam uma melhor situação económica.

Relativamente a contratações, os inquiridos dizem continuar a sentir dificuldades em contratar funcionários: 17% considera “fácil” ou “muito fácil” contratar no seu distrito, um valor abaixo do registado em 2016 (21%). Lisboa, Portalegre, Aveiro e Porto foram os distritos considerados como mais fáceis para contratar, de acordo com as microempresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresários portugueses confiantes no futuro dos seus negócios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião