Energéticas afundam PSI-20. Nem o BCP o trouxe à tona

  • Juliana Nogueira Santos
  • 16 Abril 2018

O setor energético foi o mais castigado na sessão desta segunda-feira. A EDP Renováveis foi a que mais caiu. Lisboa perdeu perto de 0,5%.

A primeira sessão da semana foi negra para o principal índice bolsista nacional. Com apenas cinco cotadas a fechar a negociação em território positivo, a pressão vendedora que assolou as energéticas levou consigo o PSI-20.

Esta manhã, os analistas do BPI apontavam que a existência de 1.500 milhões de barris de petróleo em território alentejano faria subir as ações da Galp até 1,10 euros. No entanto, os investidores não viram grandes notícias nesta previsão, sendo que as ações da petrolífera nacional caíram 0,79% para 15,71 euros.

A tendência de queda foi comum no setor energético, uma vez que a EDP caiu 0,60% para 3,15 euros, a EDP Renováveis perdeu 1,11% para 8,01 euros e a REN desvalorizou 0,47% para 2,54 euros.

O PSI-20 desvalorizou assim 0,43% para 5.453,97 pontos, ainda que tenha contado com três desempenhos mais fortes. O BCP ganhou 0,39% para 28,11 cêntimos e a retalhista Jerónimo Martins avançou 0,60%. Já os CTT valorizaram 0,46% para 3.03 euros.

Ultrapassado estará já o confronto entre os Estados Unidos e a Rússia. Depois de os Estados Unidos terem atacado a Síria e de o presidente Trump ter declarado no Twitter que o assunto estava encerrado, os mercados internacionais já retomaram ao seu trajeto habitual, ainda que em queda.

“O ataque à Síria por parte dos EUA e dos seus aliados não fez tombar os mercados, nesta segunda-feira, uma vez que Donald Trump deu a entender que o assunto estava encerrado, ‘perfectly executed’ nas suas palavras, levando também o petróleo a corrigir em baixa”, apontou à Reuters a analista Carla Maia Santos da XTB.

Na Europa, o cenário também fechou pintado de vermelho, sendo que o IBEX-35 perdeu 0,01%, o CAC-40 caiu 0,04% e o DAx deslizou 0,41%. Já o petróleo segue a desvalorizar mais de 1,50% nos dois principais pisos de negociação, cotando nos 71,49 dólares em Londres e nos 66,27 em Nova Iorque.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energéticas afundam PSI-20. Nem o BCP o trouxe à tona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião