Ibersol deverá aprovar aumento de capital em assembleia-geral a 14 de maio

• 19 Abril 2018

O grupo propõe uma distribuição de dividendos no montante de três milhões de euros, correspondente a um dividendo líquido de dez cêntimos por ação.

A Ibersol convocou uma assembleia de acionistas, para o dia 14 de maio, para votar, entre outros pontos, o aumento de capital e a distribuição de dividendos no valor de três milhões de euros, foi comunicado esta quinta-feira ao mercado.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol esclarece que na assembleia-geral será votado o aumento de capital social para 36 milhões de euros.

O grupo propõe ainda uma distribuição de dividendos no montante de três milhões de euros, correspondente a um dividendo líquido de 0,10 euros por ação. “Conforme consta das demonstrações financeiras, os resultados líquidos do exercício foram de 9.851.530,49 euros. […] No caso da sociedade deter ações próprias manter-se-á a referida atribuição de 0,10€ a cada ação em circulação, reduzindo-se o montante global dos dividendos atribuídos”, lê-se no comunicado enviado ao mercado.

A ordem de trabalhos da assembleia inclui ainda a votação da proposta de aplicação de resultados do exercício de 2017 e da apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade.

Está ainda prevista a deliberação sobre a alienação e aquisição de ações próprias até ao limite legal de 10%; da aquisição e/ou detenção de ações representativas do capital social da Ibersol por sociedades dela dependentes; da proposta do conselho fiscal de eleição do revisor oficial de contas, bem como a votação da declaração da Comissão de Vencimentos e do Conselho de Administração sobre a política de pagamentos.

O lucro da Ibersol subiu 34,1% no ano passado, face a 2016, para 31,2 milhões de euros, anunciou o grupo a 11 de abril. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), na altura, a Ibersol refere que o volume de negócios consolidado cresceu 66,2%, para 448,3 milhões de euros, e o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) avançou 38,6%, para 65,3 milhões de euros.

O grupo multimarca Ibersol está implantado na Ibéria e em países de língua portuguesa, posicionando-se no negócio da alimentação organizada. Além do KFC e do Burger King, a Ibersol é também dona de cadeias como a Pans & Company, a Pizza Hut e o Pasta Caffé.

O jornalismo continua por aqui. Contribua

Sem informação não há economia. É o acesso às notícias que permite a decisão informada dos agentes económicos, das empresas, das famílias, dos particulares. E isso só pode ser garantido com uma comunicação social independente e que escrutina as decisões dos poderes. De todos os poderes, o político, o económico, o social, o Governo, a administração pública, os reguladores, as empresas, e os poderes que se escondem e têm também muita influência no que se decide.

O país vai entrar outra vez num confinamento geral que pode significar menos informação, mais opacidade, menos transparência, tudo debaixo do argumento do estado de emergência e da pandemia. Mas ao mesmo tempo é o momento em que os decisores precisam de fazer escolhas num quadro de incerteza.

Aqui, no ECO, vamos continuar 'desconfinados'. Com todos os cuidados, claro, mas a cumprir a nossa função, e missão. A informar os empresários e gestores, os micro-empresários, os gerentes e trabalhadores independentes, os trabalhadores do setor privado e os funcionários públicos, os estudantes e empreendedores. A informar todos os que são nossos leitores e os que ainda não são. Mas vão ser.

Em breve, o ECO vai avançar com uma campanha de subscrições Premium, para aceder a todas as notícias, opinião, entrevistas, reportagens, especiais e as newsletters disponíveis apenas para assinantes. Queremos contar consigo como assinante, é também um apoio ao jornalismo económico independente.

Queremos viver do investimento dos nossos leitores, não de subsídios do Estado. Enquanto não tem a possibilidade de assinar o ECO, faça a sua contribuição.

De que forma pode contribuir? Na homepage do ECO, em desktop, tem um botão de acesso à página de contribuições no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao botão 'Contribua'. Ou no fim de cada notícia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribuições de 5€, 10€, 20€ ou 50€ ou um valor à sua escolha a partir de 100 euros. É seguro, é simples e é rápido. A sua contribuição é bem-vinda.

Obrigado,

Ibersol deverá aprovar aumento de capital em assembleia-geral a 14 de maio