Petróleo a caminho dos 75 dólares. Reunião da OPEP pode prolongar cortes na produção

A OPEP vai reunir-se com o prolongamento do acordo para reduzir a produção de petróleo em cima da mesa. Perspetiva de travão na oferta está a puxar o petróleo para máximos de três anos.

O petróleo não para de subir. Está em máximos de 2014, com o Brent cada vez mais perto dos 75 dólares. Isto numa altura em que os investidores aguardam pela reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que decorre na sexta-feira.

No encontro entre os produtores de petróleo, a OPEP e a Rússia vão focar-se no prolongamento da sua cooperação além deste ano para reduzirem o excesso de petróleo que há no mercado. Neste cenário, o Brent, negociado em Londres, está a subir 1,12% para 74,30 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, acelera 1,05% para 69,19 dólares.

Brent a caminho dos 75 dólares

“Os investidores estão focados na queda dos inventários norte-americanos [do que no aumento da produção]“, sublinha Satoru Yoshida, analista da Rakuten Securities, citado pela Bloomberg. “Se não houver uma indicação na reunião da OPEP de que vão continuar a cortar a produção além de 2018, isso pode pressionar os preços do petróleo”, acrescenta o analista.

"Se não houver uma indicação na reunião da OPEP de que vão continuar a cortar a produção além de 2018, isso pode pressionar os preços do petróleo.”

Satoru Yoshida

Analista da Rakuten Securities

A ajudar esta recuperação do mercado petrolífero esteve também a queda das reservas nos EUA. Os inventários recuaram 10,6 milhões de barris por dia, o valor mais baixo desde março de 2015, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo a caminho dos 75 dólares. Reunião da OPEP pode prolongar cortes na produção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião