Banca perdoa 94,5 milhões ao Sporting

  • ECO
  • 4 Maio 2018

A Sporting SAD vai pagar 0,30 euros por cada VMOC que custou ao BCP e Novo Banco um euro no âmbito da renegociação dos termos da reestruturação financeira com a banca.

A Sporting SAD beneficiou de um “perdão” de 94,5 milhões de euros do Novo Banco e do BCP, quando voltou a negociar as condições da sua reestruturação financeira, adiantam a SIC Notícias e o Correio da Manhã.

Em artigo de opinião publicado no Diário de Notícias, o presidente leonino, Bruno de Carvalho, havia revelado que tinha conseguido reduzir a dívida da SAD aos dois bancos de 135 milhões de euros para os 40,5 milhões através dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC).

Segundo explica o Correio da Manhã, o Sporting acordou pagar 0,30 euros por cada um destes títulos VMOC, que custaram um euro a Novo Banco e BCP quando eles foram emitidos em 2011 e 2014. Ou seja, a SAD vai pagar aos dois bancos 40,5 milhões por estes VMOC que valiam 135 milhões.

Em 2011, ainda durante a presidência de José Eduardo Bettencourt, o Sporting realizou uma primeira emissão de VMOC de 55 milhões de euros. Em 2014, com a segunda linha de VMOC, foram emitidos 80 milhões. Foi no âmbito destas duas operações que os bancos ficaram com os VMOC em troca de conversão de créditos concedidos à SAD sportinguista.

Para BCP e Novo Banco, apesar do “perdão”, os novos termos do acordo com o Sporting acabam por ser mais vantajosos porque os dois bancos já tinham colocado parte destes montantes como imparidades e agora têm a garantia de que em 2026 vão receber 40,5 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca perdoa 94,5 milhões ao Sporting

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião