Chineses têm até ao final de maio para registar OPA à EDP

  • Lusa
  • 12 Maio 2018

O grupo chinês tem agora 20 dias para fazer a entrega do prospeto da OPA no regulador dos mercados financeiros, com o pedido de registo da operação.

A China Three Gorges (CTG) tem até final de maio para fazer o pedido de registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), segundo a lei.

A China Three Gorges (que já é o maior acionista da EDP com 23% do capital) anunciou hoje o lançamento de uma OPA voluntária sobre o capital da EDP, oferecendo uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação.

Segundo o código de valores mobiliários, o grupo tem agora 20 dias para fazer a entrega do prospeto da OPA no regulador dos mercados financeiros, com o pedido de registo da operação.

A CMVM tem, então, oito dias (seguidos) para o conceder ou recusar, podendo o prazo ser prorrogado caso haja pedidos de informação complementares, o que muitas vezes acontece.

Quanto à empresa que é alvo da OPA, a EDP, a sua administração tem de, no prazo de oito dias após receber o projeto de prospeto, de divulgar um documento sobre “a oportunidade e as condições da oferta”.

A administração liderada por António Mexia poderá vir a considerar esta uma OPA hostil.

Quanto ao prospeto da oferta, esse só pode ser divulgado após aprovação pela CMVM.

A oferta tem, pela lei, um prazo que pode variar entre duas e 10 semanas.

A OPA pode ainda vir a ser revista nos seus termos, desde logo a contrapartida oferecida, antes do fim do prazo da oferta.

O grupo chinês CTG anunciou hoje também uma OPA sobre o capital da EDP Renováveis, oferecendo uma contrapartida de 7,33 euros por cada ação, mas fez essa operação depender do sucesso da OPA sobre a EDP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses têm até ao final de maio para registar OPA à EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião