OPA à EDP era “esperada”. “Era ótimo uma oferta concorrente”, dizem os pequenos investidores

  • Lusa
  • 12 Maio 2018

A ATM, que representa os pequenos investidores, diz que a OPA já era esperada, mas o preço falha as expectativas. Daí que diga que era bom surgir uma oferta concorrente pela EDP.

O presidente da associação de pequenos investidores ATM considera que a OPA da China Three Gorges à EDP “é natural”, mas falta informação sobre as contrapartidas oferecidas, nomeadamente o que acontecerá aos acionistas que decidirem continuar na elétrica.

“Achamos que a oferta pública de aquisição (OPA) era natural. Acaba por ir de encontro do que reclamamos [em 2012] e mostra que muitas vezes as próprias sociedades são mais rápidas do que a justiça”, disse à Lusa Octávio Viana, presidente da Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM).

Segundo o responsável, aquando da reprivatização, há seis anos, a ATM defendeu que a China Three Gorges devia lançar uma OPA sobre a EDP, porque embora não tivesse os 33% que fazia presumir controlo sobre a sociedade, a forma como se comportava em assembleias-gerais e as decisões tomadas implicava um controlo efetivo da empresa, pelo que puseram uma ação no Tribunal de Comércio nesse sentido.

Contudo, acrescentou, acabaram por desistir da ação porque só a notificar a justiça demorou dois anos.

"Achamos que a oferta pública de aquisição (OPA) era natural. Acaba por ir de encontro do que reclamamos [em 2012] e mostra que muitas vezes as próprias sociedades são mais rápidas do que a justiça.”

Octávio Viana

Presidente da ATM

Na sexta-feira à noite a China Three Gorges (que já é o maior acionista da EDP, com 23,27% do capital social) lançou uma Oferta Pública de Aquisição voluntária sobre o capital da EDP, oferecendo uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação, mais 4,82% face ao fecho do mercado na sexta-feira, de 3,11 euros.

Questionado sobre o preço oferecido para os restantes acionistas da EDP aceitarem vender as suas ações da EDP, Octávio Viana disse que a ATM não tem uma posição formal, mas que “o feedback que tem tido de investidores, mesmo de institucionais, é de que o preço não reflete as expectativas do que entendiam ser o justo-valor para sair” da empresa.

Ainda assim, afirmou, o preço não é a única contrapartida a considerar e há “outras variáveis” importantes a saber nesta OPA, nomeadamente “saber o plano” da CTG para a EDP, de como “a empresa dominante pretende criar valor para os acionistas numa perspetiva futura”.

“Sabemos o preço para quem quer sair. E para quem quer ficar, é preciso ver o valor. Se eu não entregar hoje as ações que valor a empresa vai criar para mim?”, questionou, reforçando que também isso é necessário acontecer caso a CTG fique com capital bem superior a 50%, o objetivo mínimo definido.

"Era ótimo que houvesse uma OPA concorrente e na nossa perspetiva existem outras sociedades para quem faz sentido.”

Octávio Viana

Presidente da ATM

Sobre a possibilidade de outras empresas contra-atacarem esta operação, fazendo contra-OPA, Octávio Viana disse que a Associação de Pequenos Investidores considera que “existem outros players no setor” que podem estar interessados, considerando que alguns até conseguiriam mais sinergias, tendo o controlo da EDP, do que o grupo chinês.

“Era ótimo que houvesse uma OPA concorrente e na nossa perspetiva existem outras sociedades para quem faz sentido”, afirmou, considerando que o mercado das elétricas é muito interessante para as empresas.

O representante desta associação de pequenos investidores recordou o que se passa no Brasil, onde duas grandes energéticas europeias, a italiana Enel e a espanhola Iberdrola, disputam o controlo da Eletropaulo.

Quanto a possíveis entraves ao negócio por a EDP (empresa de distribuição de energia) poder vir a ser controlada pelo Estado chinês, uma vez que a China Three Gorges é pública, quando este já tem o controlo da REN (redes nacionais de transporte de energia), através da empresa pública State Grid, Octávio Viana afirmou que essa é uma questão importante e que o prospeto da OPA tem de referir “os riscos e alterações, nomeadamente de o último beneficiário ser o Estado chinês”.

“É importante quando os acionistas tomam as decisões saberem os riscos e como vão ser acautelados”, vincou.

Por fim, o presidente da ATM considerou que, em recentes processos de OPA, os pequenos acionistas não têm sido bem tratados, recordando o caso do BPI e da Brisa, temendo que o mesmo se passe na EDP.

“Os acionistas minoritários nas OPA não têm sido respeitados e os tribunais não estão preparados, demoram muito tempo”, queixou-se.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPA à EDP era “esperada”. “Era ótimo uma oferta concorrente”, dizem os pequenos investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião