Nunca houve tantos multimilionários. 2.754 pessoas têm mais de 7,7 biliões de euros

Investem no setor financeiro na indústria, imobiliário e tecnologia, são maioritariamente homens e muitos herdaram as fortunas. E são cada vez mais.

O número de multimilionários está a aumentar e, no passado, atingiu um novo recorde. Investem no setor financeiro, na indústria, imobiliário e tecnologia, são maioritariamente homens e muitos herdaram as fortunas. Ao todo, já há 2.754 multimilionários, que, em conjunto, detêm uma riqueza superior a 7,7 biliões de euros.

Os números constam do Billionaire Census 2018, elaborado pela Wealth-X e publicado esta terça-feira. O relatório dá conta de que a população mais rica do mundo aumentou em 15% no ano passado, ultrapassando o anterior recorde de 2.473 multimilionários em 2015. A riqueza desta população aumentou a um ritmo ainda mais acelerado: fixou-se em 9,2 biliões de dólares (o equivalente a mais de 7,7 biliões de euros), o que representa uma subida de 24% em relação a 2016.

O aumento da riqueza verificou-se em todas as regiões do mundo, mas sobretudo na Ásia-Pacífico, onde a fortuna acelerou em 29%, para mil milhões de euros. A Europa continua a ser o continente a reunir o maior número de ricos, com 29,8% dos multimilionários de todo o mundo, seguida pela Ásia, que reúne 28,5% dos multimilionários, e pela América do Norte, com 26,4%.

Europa tem o maior número de multimilionários

Fonte: Wealth-X

Fazendo a análise por país, os Estados Unidos vão à frente sem competição: tinham 680 multimilionários no ano passado, que detinham um total de 3.167 biliões de dólares (2,6 biliões de euros). A China, o segundo país com a maior população de ricos, tinha 338 multimilionários, com uma fortuna global de 1.080 biliões de dólares (908 mil milhões de euros).

Estados Unidos são o país com mais multimilionários

 

Fonte: Wealth-X

A grande maioria (mais de 88%) destes 2.754 multimilionários por todo mundo eram homens, mas a proporção de mulheres na população mais rica está a aumentar. No ano passado, as mulheres já representavam 11,65% deste grupo. Ao mesmo tempo, uma parte significativa destes multimilionários investe no setor financeiro e bancário. Seguem-se os setores industrial, imobiliário, manufatura e tecnologia.

Há ainda outra característica comum nesta população: mais de 40% é rica por herança. Ainda assim, aponta o relatório, “a tendência dos últimos 20 anos tem sido de um aumento gradual da proporção de multimilionários self-made“, reflexo das “condições favoráveis do mercado e de um empreendedorismo vibrante liderado pela Ásia e pelo setor tecnológico”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nunca houve tantos multimilionários. 2.754 pessoas têm mais de 7,7 biliões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião