Governo vai passar a alertar empresas de problemas mais cedo

  • ECO
  • 17 Maio 2018

Um novo mecanismo do Fisco servirá para avisar os titulares de empresas quando houver sinais de problemas, de maneira a ser possível agir mais cedo e evitar dificuldades mais graves.

O Governo está a preparar uma medida para que as empresas não financeiras sediadas em Portugal passem a ser avisadas, através de alertas enviados aos seus órgãos administrativos, da saúde financeira das sociedades. Havendo sinais de risco, este sistema de alerta dá tempo para agir, escreve esta quinta-feira o Jornal de Negócios (acesso pago).

A informação será enviada pelo Fisco para os titulares dos órgãos de administração para os dados de contactos que possui.

O mecanismo está um pouco atrasado, acrescenta o Jornal de Negócios, já que foi anunciado em 2017 e deveria ter começado a funcionar ainda nessa altura, mas a lei está agora em fase final de preparação.

A medida servirá ainda para colmatar uma falha existente na Ferramenta de Autodiagnóstico Financeiro que é disponibilizada pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI): poucos gestores a usam. A análise que essa ferramenta faz será idêntica à usada para implementar o mecanismo de alerta de forma automática.

A Informação Empresarial Simplificada que as empresas preenchem todos os anos para reportar ao Fisco e ao Banco de Portugal deverá ser suficiente para fazer uma análise no IAPMEI, permitindo remeter os gestores para apoios específicos para a sua situação se necessário.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Governo vai passar a alertar empresas de problemas mais cedo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião