Galp tira energia à bolsa de Lisboa. EDP regressa aos ganhos

A bolsa nacional está a perder valor. Numa sessão negativa nas praças europeias, Lisboa segue a tendência, penalizada essencialmente pela Galp Energia que recua apesar dos máximos do Brent.

Lisboa continua a perder valor. À semelhança do que se regista nas restantes praças europeias, também no mercado nacional a tendência é de queda, sendo que no PSI-20 é a Galp Energia que condiciona a negociação. Apesar de o petróleo estar em máximos, a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva cai mais de 1%. A EDP e a EDP Renováveis travam a queda, isto num dia em que a Semapa brilha.

O índice de referência nacional recua 0,05% para 5.692,64 pontos. Na Europa, com Itália no centro das atenções devido às negociações para a coligação governativa, que passam por um perdão de dívida de 250 mil milhões de euros, o Stoxx está inalterado, mas o Dax, na Alemanha, perde 0,1% e o FTSE, do Reino Unido, cai 0,2%.

Com o Brent cada vez mais perto dos 80 dólares, em Londres, a Galp Energia deveria estar a valorizar, mas é a cotada que mais pesa no comportamento do PSI-20. Está a ceder 1,24% para 16,74 euros, sendo que o índice nacional também é penalizado por outro peso pesado, a Jerónimo Martins que recua 0,4%. A Sonae, que vai apresentar as contas do trimestre no final da sessão, soma 0,88%.

A queda mais expressiva é a da Altri, que corrige assim da subida de 13% na última sessão. Recua de máximos históricos, enquanto a Navigator e a Semapa voltam a brilhar. A “holding” liderada por Queiroz Pereira soma 2,19% para 21 euros depois de ter revelado que os resultados líquidos praticamente duplicaram no trimestre.

Destaque ainda pela positiva para a EDP e a EDP Renováveis, que voltam aos ganhos, mas também para ao BCP. As ações do banco liderado por Nuno Amado somam 0,64% para 28,34 cêntimos, corrigindo das quedas recentes, mas também a beneficiar da revisão em alta da avaliação do Deutsche Bank. Segundo a Reuters, o banco de investimento aumentou o preço-alvo de 32 para 33 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8h19 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp tira energia à bolsa de Lisboa. EDP regressa aos ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião