Sugestões para a nova lei da habitação? Pode enviar até 13 de julho

  • ECO
  • 17 Maio 2018

O PS está aberto a sugestões e pareceres, que poderão ser enviados por email ou por carta dirigida ao Parlamento.

O projeto da lei de bases da habitação, apresentado pelo Partido Socialista (PS) no mês passado, vai estar em discussão pública até ao dia 13 de julho, momento a partir do qual passará a ser discutido pelos deputados no Parlamento. Até esse dia, os cidadãos podem enviar sugestões de alteração ao documento.

O Projeto de Lei nº 843/XIII foi desenhado pela deputada socialista Helena Roseta e visa “garantir a todos o acesso efetivo a uma habitação condigna”, definindo, para isso, políticas públicas de habitação, que promovam tanto o acesso ao arrendamento como à casa própria.

Entre outras medidas, o projeto propõe que o Estado possa “requisitar temporariamente” casas que estejam devolutas, para colocá-las o mercado da habitação. Na prática, o Estado retira a casa desocupada ao proprietário por um período determinado, reabilita-a e paga ao proprietário uma compensação, durante esse período, pelo uso do imóvel.

Outra das propostas vem permitir que as autarquias possam furar os limites de endividamento fixados na Lei das Finanças Locais, quando seja preciso dar resposta a carências habitacionais.

O PS está agora aberto a sugestões e pareceres, que poderão ser enviados para o endereço discussaopublica-habitacao@ar.parlamento.pt, ou por carta dirigida à Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sugestões para a nova lei da habitação? Pode enviar até 13 de julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião