COTEC: São estes os finalistas do melhor produto inovação 2018

  • ECO
  • 21 Maio 2018

Prémio Produto Inovação da Cotec conta com sete finalistas e é entregue a 22 de maio. Conheça-os melhor.

Dez anos depois da sua criação, a COTEC promove mais uma edição do Prémio Produto Inovação 2018. A ideia é premiar empresas nacionais e estrangeiras a operar em Portugal em qualquer setor de atividade. “Em Portugal, apesar dos esforços registados em anos recentes, o contributo das empresas para o esforço de Investigação, Desenvolvimento e inovação ainda é baixo”, justifica a COTEC no site da iniciativa.

Este ano, a distinção conta com sete finalistas, entre os quais estão um substituto da pele natural, um sistema automático de detenção de incêndios e apoio na decisão e uma plataforma de desenvolvimento de código aberto, entre outros. Conheça-os melhor abaixo:

  • Artificial Leather Cork, da Têxtil Manuel Gonçalves – TMG AUTOMOTIVE

É um compósito de PVC ou PUR substituto da pele natural enquadrado na família de peles artificiais ou tecidos plastificados. Este produto desenvolvido com recurso a desperdícios dos resíduos das corticeiras tem aplicação na indústria dos interiores de automóveis sendo caracterizado como um material com múltiplas camadas, um têxtil de suporte com cortiça incorporada.

  • Bee2FireDetetion, da Compta Emerging Business

É um sistema automático de previsão e deteção de incêndios e apoio na decisão. Com uma componente de Inteligência Artificial e Deep Learning, este sistema utiliza um conjunto de algoritmos para continuamente aprenderem e melhorarem o processo de deteção de incêndios. É composto por uma rede autónoma e resiliente, de comunicações entre dispositivos e sensores no perímetro da área florestal coberta.

  • BITalino – DiY Biosignals, da PLUX – Wireless Biosignals

É uma plataforma de desenvolvimento de código aberto, lançada em 2013, composta por hardware de baixo custo e software de código aberto, que permite a qualquer pessoa desenvolver projetos e aplicações de medição sinais biomédicos, de forma fácil e rápida. Produto está presente em mais de 30 países e é utilizado pelo MIT, o Imperial College, a Boeing e o Facebook.

  • BOEM-S (Blue Overall Energy Monitoring System), da TecnoVeritas

É uma plataforma baseada na cloud que transforma Big Data de um navio/instalação em dados relevantes, direcionando-os de uma forma segura, às pessoas certas na organização. Sistema de recolha automática de dados através de sensores instalados nos equipamentos em causa com capacidade de aprender, prevendo os resultados futuros através do tratamento de dados de uma forma customizada.

  • ITSCredit, da ITSector – Sistemas de Informação

É uma solução de crédito em tempo real que cobre todo o ciclo de vida do crédito num processo completamente automatizado. Engloba todos os tipos de crédito e com esta solução de gestão de multiproduto centralizada, a contratação de crédito não implica a necessidade de deslocação ao balcão.

  • TENOWA, da RIOPELE

É uma marca inovadora de tecidos sustentáveis e ecológicos para Moda, concebidos através da valorização de resíduos têxteis e agroalimentares, com design atrativo e elevada qualidade e conforto. Este produto utiliza 80% de matéria-prima reciclada e é produzido com recurso a equipamentos têxteis tecnologicamente avançados com um elevado nível de automação e máquinas que substituem o olho humano com o objetivo de identificar defeitos nos tecidos fabricados.

  • wGo technology, da Follow Inspiration

A tecnologia patenteada do wGo é um software modular de seguimento autónomo que com capacidades de navegação, mapeamento, controlo, pc vision, reconhecimento de imagem e inteligência artificial, cujas ferramentas podem ser integradas em hardware já existente. Este produto aplica-se ao setor do retalho (apoio na realização de compras a pessoas com mobilidade reduzida) e ao setor da logística (transporte de matérias-primas e/ou produtos acabados na indústria).

O prémio será entregue pelo Presidente da República esta terça-feira, 22 de maio, em Évora, no encontro nacional da COTEC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

COTEC: São estes os finalistas do melhor produto inovação 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião