Fed prevê nova subida das taxas de juro “em breve”

  • ECO e Lusa
  • 23 Maio 2018

Se as próximas informações confirmarem globalmente as atuais perspetivas económicas, será apropriado dar mais um passo no sentido de pôr fim à política acomodatícia", defende a Fed.

A Reserva Federal norte-americana (Fed) pondera subir “em breve” as suas taxas de juro, indicam as atas da última reunião de política monetária, divulgadas esta quarta-feira.

“A maior parte dos participantes (na reunião do comité de política monetária) consideraram que, se as próximas informações confirmarem globalmente as atuais perspetivas económicas, será apropriado dar mais um passo no sentido de pôr fim à política acomodatícia“, referem as minutas da reunião da Fed, que teve lugar no início de maio.

Nessa reunião, foi decidido deixar as taxas de juro inalteradas. A próxima reunião da Fed será a 12 e 13 de junho.

O banco central norte-americano mostra-se, ainda assim, preocupado com o revés nas negociações entre a China e os Estados Unidos, que procuram chegar a um acordo comercial. A Fed acredita que uma deterioração da relação comercial entre as duas maiores economias do mundo poderá limitar o crescimento da economia global.

Isto depois de, esta quarta-feira, Donald Trump ter dito que o rumo que as negociações com a China estavam a tomar é “demasiado difícil para ser concretizado”, pelo que quer um novo caminho. Qualquer acordo, garantiu, terá de ter “uma estrutura diferente”.

Seja como for, os analistas estão seguros de que uma nova subida de juros irá mesmo acontecer, depois de a Fed já ter subido as taxas em março deste ano. “As minutas consolidam claramente o facto de que vamos ter outra subida de juros em junho”, considera Craig Bishop, da RBC Wealth Management, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed prevê nova subida das taxas de juro “em breve”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião