IAPMEI quer ajudar empresas. Cria novo portal informativo sobre a proteção de dados

RGPD entrou em vigor esta sexta-feira e já está a fazer tremer as empresas. Para ajudar os empresários, o IAPMEI juntou-se ao IPAC e ao IPQ e lançou um novo portal informativo.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados entrou em vigor, esta sexta-feira, e já está a fazer tremer os empresários portugueses. Do medo das pesadas multas à confusão em relação a determinados requisitos, muitas são as dúvidas que estão a abalar as empresas. Por isso, o IAPMEI juntou-se ao Instituto Português de Acreditação e ao Instituto Português da Qualidade e criou um novo portal de apoio, no qual se encontra “um conjunto de respostas às perguntas mais frequentes”.

“Este portal, [que está] sedeado no site do IAPMEI, destina-se a apoiar o tecido empresarial português, particularmente as Pequenas e Médias Empresas (PME), no entendimento e eventual adoção de medidas necessárias para estar em conformidade com o regulamento europeu”, esclarecem as instituições, em comunicado.

De acordo com as entidades, no novo portal é possível encontrar “as informações mais relevantes” sobre as novas regras de proteção dados, bem como “um conjunto de respostas às perguntas mais frequentes”, no que diz respeito “à acreditação e certificação”.

A plataforma também dispõe de um espaço onde os empresários poderão colocar dúvidas.

O RGPD entrou em vigor esta sexta-feira e promete coimas avultadas para as empresas que não cumpram a legislação. Em declarações ao ECO, a Associação Industrial Portuguesa defendeu o alargamento do prazo de implementação deste novo regime e exigiu um “corte significativo” das multas. Entretanto, e face à adoção do regulamento, a startup iFarmácias suspendeu as suas operações em Portugal, por não ser capaz de se adaptar tecnologicamente, nem ser capaz de pagar as coimas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IAPMEI quer ajudar empresas. Cria novo portal informativo sobre a proteção de dados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião