Governo estima que aumentou o número de pessoas a pagar IRS

O secretário de Estados dos Assuntos Fiscais estima que o número de pessoas que terão de reembolsar o Estado cresceu ligeiramente este ano.

O prazo de entrega da declaração de IRS só termina esta sexta-feira, mas o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais já estima que o número de pessoas que terão de reembolsar o Estado cresceu este ano. “A expectativa é de que o número de notas de cobrança tenha aumentado ligeiramente, mas esse é um número que só pode ser fechado no final de todas as liquidações”, sublinha António Mendonça Mendes, em declarações à RTP 3.

O governante faz um balanço “muito positivo” da operação em causa, notando que “praticamente todas as declarações já foram entregues” — cerca de cinco milhões de contribuintes já entregaram as suas declarações de IRS, garante o secretário de Estado.

No que diz respeito à entrega obrigatória do IRS pela Internet, Mendonça Mendes elogia o esforço das juntas de freguesia no sentido de ajudar os contribuintes com maiores dificuldades a nível tecnológico: foram mais de mil as que se converteram em centros de apoio, garante.

Este ano, pela primeira vez, a entrega da declaração teve de ser feita obrigatoriamente através do Portal das Finanças. Além das juntas de freguesia, também os Serviços Locais de Finanças e os Espaços Cidadão prestaram apoio aos contribuintes com maiores dificuldades neste processo.

Esta sexta-feira, termina o prazo de entrega do IRS, depois de o Executivo ter alargado este período. Quem falhar a entrega, arrisca-se a ser punido com uma multa que pode ir até 3.750 euros. As boas notícias são que se está abrangido pelo IRS automático, a entrega será feita findo o prazo, sem qualquer esforço da sua parte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo estima que aumentou o número de pessoas a pagar IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião