Fox já tem luz verde para comprar a Sky. Mas só se vender a Sky News

O grupo de Rupert Murdoch já tem luz verde provisória do Governo britânico para avançar para a compra da Sky. Mas tem de vender a Sky News.

O Governo britânico deu luz verde à oferta de compra da Fox pela Sky, mas com a condição de a Fox vender a posição que detém na Sky News. Esta é uma decisão provisória, anunciada esta terça-feira. Caso avance, poderá desencadear um braço-de-ferro entre a Fox e a gigante Comcast pela compra do grupo europeu de televisão por subscrição. A notícia foi avançada pela Reuters.

Foi em dezembro de 2016 que a Fox, do magnata Rupert Murdoch, se propôs a comprar os 61% da Sky que ainda não detém. Mas a intenção tem suscitado receios de que a operação dê a Murdoch demasiada influência sobre a indústria dos media no Reino Unido, uma vez que este já detém a Sky News, voltada para o conteúdo editorial. Um regulador britânico chegou mesmo a recomendar o chumbo do negócio.

No entanto, em fevereiro deste ano, a gigante norte-americana Comcast ofereceu-se para comprar a Sky, levando a que alguns membros independentes do Conselho de Administração da Sky retirassem as respetivas recomendações aos acionistas para que alinhassem com a oferta de Murdoch.

A aprovação provisória dada à oferta da Fox sobre a Sky, com a condição de que o grupo se desfaça da posição na Sky News, dá novo fôlego a este dossiê que é um dos mais seguidos no panorama internacional dos media. Para já, a Fox oferece 18,5 mil milhões de dólares pela Sky, enquanto a proposta da Comcast avalia a Sky em 22 mil milhões de libras.

Face ao anúncio da decisão do Governo britânico, a imprensa internacional dá como certo que um braço-de-ferro de propostas pela Sky, entre a Fox e a Comcast, estará iminente.

(Notícia atualizada às 14h40 com mais informações)

Quanto vale uma notícia? Contribua para o jornalismo económico independente

Quanto vale uma notícia para si? E várias? O ECO foi citado em meios internacionais como o New York Times e a Reuters por causa da notícia da suspensão de António Mexia e João Manso Neto na EDP, mas também foi o ECO a revelar a demissão de Mário Centeno e o acordo entre o Governo e os privados na TAP. E foi no ECO que leu, em primeira mão, a proposta de plano de recuperação económica de António Costa Silva.

O jornalismo faz-se, em primeiro lugar, de notícias. Isso exige investimento de capital dos acionistas, investimento comercial dos anunciantes, mas também de si, caro leitor. A sua contribuição individual é relevante.

De que forma pode contribuir para a sustentabilidade do ECO? Na homepage do ECO, em desktop, tem um botão de acesso à página de contribuições no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao botão 'Contribua'. Ou no fim de cada notícia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribuições de 5€, 10€, 20€ ou 50€ ou um valor à sua escolha a partir de 100 euros. É seguro, é simples e é rápido. A sua contribuição é bem-vinda.

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

Fox já tem luz verde para comprar a Sky. Mas só se vender a Sky News

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião