PS quer legalizar imigrantes que trabalham há mais de um ano

  • ECO
  • 13 Junho 2018

Deputados do PS defendem que "em Portugal a imigração deve ser encarada como uma oportunidade e uma componente essencial de dinamização da sociedade”.

O Partido Socialista quer que os processos de legalização de imigrantes se tornem mais céleres. Ao mesmo tempo, vai pedir ao Governo para que imigrantes ilegais que estejam a trabalhar há mais de um ano possam ter autorização de residência.

De acordo com o Público (acesso condicionado), no projeto de resolução que deu entrada no Parlamento, o PS defende que se atribua este visto a quem comprove estar inserido no mercado de trabalho e faça descontos para a Segurança Social há pelo menos um ano.

 

No mesmo documento em que sugere que esta concessão seja feita por razões humanitárias, agilizando o respetivo procedimento, cinco deputados do PS, escrevem que “em Portugal a imigração deve ser encarada como uma oportunidade e uma componente essencial de dinamização da sociedade”.

“A situação dos imigrantes em situação irregular em Portugal carece de um permanente e eficaz empenho político, visando a regularização destes cidadãos, que não podem estar sob um manto de invisibilidade”, salientam.

De acordo com a associação Solidariedade Imigrante, há cerca de trinta mil imigrantes que apesar de trabalharem no país estão em risco de expulsão. Sem comprovativo de entrada legal em Portugal, não recebem autorização de residência, apesar de contribuírem para a Segurança Social há vários anos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS quer legalizar imigrantes que trabalham há mais de um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião