Bastonário da Ordem dos Advogados ganha mais que PGR. Admite devolver dinheiro

  • ECO
  • 17 Junho 2018

Guilherme Figueiredo devia receber o mesmo que Joana Marques Vidal. Contudo, o bastonário da Ordem dos Advogados recebe mais 13 mil euros. Se se provar isso, admite devolver dinheiro.

Guilherme Figueiredo, atual bastonário da Ordem dos Advogados devia ganhar o mesmo que a Procuradora-Geral da República. Mas, de acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), não é isso que acontece: o bastonário ganha mais 13 mil euros do que Joana Marques Vidal. Uma polémica dentro da Ordem que já levou Guilherme Figueiredo a afirmar que vai devolver o dinheiro caso se confirme que recebeu mais do que era suposto.

Segundo o Correio da Manhã, o bastonário da Ordem dos Advogados ganha cerca de 8.700 euros por mês (122.230 euros por ano). Isto enquanto a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, recebe 109.417 euros por ano.

Guilherme Figueiredo ganha mais 13 mil euros por ano do que Joana Marques Vidal. Uma discrepância que foi denunciada pelo vogal do Conselho Geral, Silva Cordeiro, ao Conselho Fiscal da Ordem — que se demitiu na sequência desta polémica.

O Conselho Geral da Ordem dos Advogados deliberou, no início do ano passado, que o atual bastonário teria uma remuneração de valor ilíquido “igual” à do cargo de procurador-geral da República”, o que não acontece.

Ao Jornal de Notícias, o atual bastonário da Ordem dos Advogados já afirmou que devolverá o dinheiro, caso se venha a confirmar que ganhou mais do que era suposto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bastonário da Ordem dos Advogados ganha mais que PGR. Admite devolver dinheiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião