5 coisas que vão marcar o dia

O governador do Banco de Portugal vai estar no Parlamento, num dia em que é divulgado o défice orçamental até maio. Herdade da Comporta pode conhecer o novo comprador.

A venda da Herdade da Comporta pode conhecer esta terça-feira o novo comprador, mas o arresto do Ministério Público ainda não foi levantado, passo decisivo para o processo seguir em frente. Carlos Costa, governador do Banco de Portugal (BdP), estará no Parlamento. Na Europa, a chanceler alemã Angela Merkel terá uma agenda preenchida. Conheça cinco temas que vão marcar o dia.

Quem vai comprar a Comporta?

Segundo o Jornal de Negócios, decorrerá esta terça-feira uma reunião de detentores de unidades de participação do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, que gere a Herdade da Comporta. Os detentores destas unidades poderão decidir qual a melhor oferta pela compra deste ativo, numa corrida em que se encontra a gestora Paula Amorim, o aristocrata francês Albert de Broglie e o empresário Pedro de Almeida (que venceu a corrida anterior, mas cuja venda caiu por não ter sido autorizada pelo Ministério Público). De qualquer forma, mesmo que a venda fique decidida hoje, as autoridades ainda não levantaram o arresto deste ativo imobiliário que era do Grupo Espírito Santo, condição essencial para que o processo possa seguir em frente.

Carlos Costa e Ferreira Leite no Parlamento

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, vai ser ouvido no Parlamento. A audição decorrerá às 17h00, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, estando em causa o tema da avaliação do endividamento público e externo. Antes, a ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, é ouvida pelos deputados do grupo de trabalho que se debruça sobre este tema, numa outra audição agendada para as 15h30.

IRS volta a agravar o défice?

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) publica hoje a síntese de execução orçamental relativa a maio de 2018. Segundo os dados mais recentes, o défice das Administrações Públicas agravou-se em 165 milhões de euros até abril deste ano, nos 2.022 milhões de euros. O IRS Automático, alargado a mais agregados este ano, acelerou os reembolsos e penalizou as contas públicas até abril. Mas maio ainda é abrangido pelos reembolsos deste imposto.

Professores encontram-se com Jerónimo de Sousa e Rui Rio

As organizações sindicais que representam os professores vão reunir-se hoje com Jerónimo de Sousa (PCP) e Rui Rio (PSD). A situação dos professores é um dos dossiês que tem marcado a agenda política e deverá ser um dos temas quentes nas negociações do Orçamento do Estado para 2019. Os professores reivindicam a contagem de todos os anos de carreira para efeitos de progressão salarial e estão em greve às avaliações pela segunda semana.

Merkel reúne com Tusk em vésperas de Conselho Europeu

A chanceler alemã Angela Merkel vai reunir-se, pelas 11h00 de Lisboa, com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. O encontro acontece em antevéspera de reunião dos líderes europeus, com o tema das migrações, da segurança e da defesa em cima da mesa. Antes, pelas 6h00 em Lisboa, a chanceler tem marcada uma reunião de altos líderes partidários da coligação no Governo, numa altura em que o tema das migrações também é um atrito entre a União Democrata-Cristã de Merkel, a União Social Cristã da Baviera e os Social-Democratas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião