Associação Mutualista aprova hoje. Santa Casa assina amanhã entrada no Montepio

  • Rita Atalaia
  • 28 Junho 2018

É já esta sexta-feira que se vai oficializar a entrada da Santa Casa no Montepio. Isto depois de os conselheiros da entidade liderada por Tomás Correia aprovarem esta operação em Conselho Geral.

A entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no capital do Montepio vai ser oficializada esta sexta-feira, apurou o ECO. Isto depois de os conselheiros da Associação Mutualista aprovarem esta quinta-feira, em Conselho Geral, a venda de uma participação de até 2% no capital do banco a todas as misericórdias e entidades sociais que manifestaram interesse em participar nesta operação que visa a criação de um banco social.

Os conselheiros da entidade liderada por Tomás Correia reúnem-se esta quinta-feira. É neste encontro, cuja ordem de trabalhos inclui a alienação de parte do Montepio à SCML e a outras instituições da economia social, que vão aprovar esta operação. E a Mutualista não vai perder tempo: é já esta sexta-feira de manhã que vai oficializar esta venda através da assinatura de um acordo entre as várias entidades. Contactada, não comenta. A SCML também não.

A entrada da SCML, juntamente com outras entidades sociais, no banco liderado por Carlos Tavares deveria ter ficado concluída no final do ano passado, um prazo que acabou por ser estendido até maio e que encontra agora um desfecho. Na base deste “atraso” esteve a oposição dos partidos políticos ao investimento da Santa Casa.

Inicialmente, previa-se que a Santa Casa pudesse avançar com a compra de uma posição até 10% do capital do banco, participação que teria um custo estimado de 200 milhões de euros. Perante as críticas à operação, e depois dos partidos terem aprovado uma recomendação no sentido de o Executivo travar este investimento, a SCML e as outras misericórdias e IPSS passaram a compradoras de uma participação de até 2%.

O provedor da SCML referiu recentemente ao Expresso que este investimento ficaria entre 10 e 100 mil euros. Esta quarta-feira, em declarações à TVI, avançou que o valor inicial será de 75 mil euros.

O Governo veio expressar, ainda esta semana, o seu apoio a esta operação, num investimento classificado de “simbólico”. “Não subsistem dúvidas quanto à relevância da participação da SCML num projeto dessa natureza”, referiu o ministro Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, numa resposta enviada ao CDS, que questionou, assim como os outros partidos, a entrada da Santa Casa no capital do Montepio.

(Notícia atualizada às 11h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação Mutualista aprova hoje. Santa Casa assina amanhã entrada no Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião