5 coisas que vão marcar o dia

Mantém-se ou não o BPI na bolsa de valores? Este é um dos temas que marcará esta sexta-feira. Hoje também se conhecem os resultados da emissão do NB e os dados do INE relativos ao emprego.

No dia em que os acionistas do BPI votam a saída de bolsa do banco, conhecem-se os resultados da emissão do Novo Banco. Esta sexta-feira ficará ainda marcada pelas estatísticas: o INE divulga os dados relativos ao emprego e o Eurostat à inflação na Zona Euro. A cimeira do Conselho Europeu chega ao fim.

Acionistas do BPI votam saída de bolsa

Os acionista do BPI vão deliberar, esta sexta-feira, a saída do banco da bolsa de valores. Na agenda da Assembleia-Geral, está também a discussão sobre a limitação da distribuição de dividendos entre 30% a 50% do lucro e a redução do número de administradores. No comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CMVM), explica-se que o primeiro ponto da ordem de trabalhos visa “aprovar a perda de sociedade aberta do BPI […], com a consequente atribuição de poderes a qualquer dos membros do Conselho de Administração para praticar todos e quaisquer atos necessários ou convenientes à plena execução desta deliberação, em particular quanto às respetivas formalidades de execução”.

Como anda o emprego em Portugal?

O Instituto Nacional de Estatísticas divulga, esta sexta-feira, as estimativas mensais de emprego e desemprego relativas ao mês de maio. Em abril, a taxa de desemprego caiu para os 7,4%, atingindo o nível mais baixo de 14 anos. Ainda assim, os dados divulgados pelo INE revelaram sinais de o mercado de trabalho estar a abrandar, já que a população empregada diminuiu tanto em abril como em março.

Novo Banco divulga resultados da emissão

Os resultados do roadshow levado a cabo pelo Novo Banco para obter 400 milhões de euros através de títulos de dívida subordinada são conhecidos esta sexta-feira. Para atrair investidores, o banco liderado por António Ramalho ofereceu uma taxa mínima de 8,5%. Os títulos em causa têm uma maturidade de dez anos, estando disponível a opção de reembolso ao final do quinto ano. O Novo Banco pretendia que parte do montante pretendido fosse conseguido através da atração de novos investidores e o restante através da troca de obrigações já existentes.

Sobe ou desce a inflação na Zona Euro?

Como andam os preços na Zona Euro? É a essa questão que o Gabinete de Estatísticas da União Europeia vai responder esta sexta-feira, com a sua estimativa rápida. Segundo os dados divulgados no início do mês, o índice de preços no consumidor aumentou 1,9% em maio face ao período homólogo, aproximando-se da meta traçada pelo Banco Central Europeu. Na cimeira realizada em Sintra, Mário Draghi confirmou que “a taxa de inflação vai estar bem perto daquilo que é o seu objetivo”. “O que é chave é que as expectativas de inflação estão bem ancoradas. (…) Mas incerteza decorrente dos desenvolvimentos económicos permanece ao longo das várias fases deste processo”, disse o italiano.

Termina cimeira do Conselho Europeu

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia estiveram reunidos, durante dois dias, em Bruxelas. Durante a reunião, Donald Tusk deixou um aviso: “Acredito que, embora esperando o melhor, devamos estar prontos para preparar a nossa União para os piores cenários”. A cimeira ficou ainda marcada pela questão dos fluxos migratórios e acolhimento de refugiados, com fortes divisões entre os Estados-membros sobre a política de asilo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião