CGD amortiza empréstimo de dois mil milhões e deixa de ter financiamento do BCE

  • Lusa
  • 2 Julho 2018

Para a CGD, o reembolso de dois mil milhões de euros ao BCE “é mais um passo no processo de normalização da sua atividade. Banco público deixa de ter qualquer financiamento junto do BCE.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou esta segunda-feira que amortizou na última semana dois mil milhões de euros de um empréstimo do Banco Central Europeu (BCE), deixando assim de ter qualquer financiamento do BCE.

O empréstimo foi iniciado em 2016 no âmbito das operações de refinanciamento de prazo alargado, avança a Caixa em comunicado.

“Desta forma, a CGD Portugal deixa de ter qualquer financiamento do BCE, culminando uma política de diminuição gradual da dependência deste tipo de recursos que vinha sendo seguida nos últimos anos”, pode ler-se no documento.

Desta forma, a CGD Portugal deixa de ter qualquer financiamento do BCE, culminando uma política de diminuição gradual da dependência deste tipo de recursos que vinha sendo seguida nos últimos anos.

Comunicado CGD

Segundo o banco presidido por Paulo Macedo, a CGD atingiu o máximo de financiamento junto do BCE no primeiro trimestre de 2011, com 11,2 mil milhões de euros, coincidente com o pico da crise financeira internacional, que incidia em particular sobre a dívida soberana europeia.

“Desde o início da década, é a primeira vez que a CGD Portugal não tem qualquer financiamento junto do BCE”, realça o banco público.

Para a CGD, o reembolso “é mais um passo no processo de normalização da sua atividade e do seu balanço e é demonstrativo da robusta e confortável situação de liquidez da Caixa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD amortiza empréstimo de dois mil milhões e deixa de ter financiamento do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião