Ex-primeiro-ministro da Malásia é detido por suspeitas de corrupção

  • ECO
  • 3 Julho 2018

O ex-primeiro-ministro da Malásia será julgado na próxima quarta-feira, no âmbito da investigação sobre o fundo 1MDB. O atual primeiro-ministro quer recuperar o dinheiro que desapareceu do fundo.

Najib Razak, ex-primeiro-ministro da Malásia, foi detido esta terça-feira por suspeitas de corrupção. De acordo com a agência Reuters, Razak será julgado amanhã, dia 4 de julho, no âmbito da investigação sobre o fundo 1Malaysia Development Berhad (1MDB) e desaparecimento de dinheiro.

No passado mês de junho, Mahathir Mohamad, atual primeiro-ministro da Malásia, disse à agência noticiosa britânica que subornou com dinheiro do Governo está entre as acusações que a Malásia estava a tentar fazer contra o ex-primeiro-ministro. Mohamad reabriu as investigações com o objetivo de recuperar o dinheiro que desapareceu do fundo.

As autoridades revelaram na passada segunda-feira que a investigação levou ao congelamento de 408 contas bancárias, o que faz um montante total de 1,1 mil milhões de ringgit, o que equivale a 230 milhões de euros. As contas congeladas são de pessoas e empresas suspeitas de terem recebido fundos do 1MDB. “Acredita-se que as contas estão relacionadas com a apropriação indevida e má utilização de fundos do 1MDB”, afirmam os responsáveis pela investigação, citados pela Reuters.

Desde a derrota eleitoral para o atual primeiro-ministro, em maio, que Najib Razak está impedido de deixar o país e teve as suas casas revistadas, como parte da investigação sobre o 1MDB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-primeiro-ministro da Malásia é detido por suspeitas de corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião