Mota-Engil dispara mais de 5%. Lisboa segue a Europa

  • Juliana Nogueira Santos
  • 5 Julho 2018

A Mota-Engil puxou a bolsa lisboeta para uma valorização de quase 1%. Apenas duas cotadas fecharam em terreno negativo.

À frente vai a Mota, atrás dela o PSI-20. Os títulos da Mota-Engil recuperaram de mínimos de quase um ano nesta sessão de quinta-feira, ao avançaram mais de 5%. Com um impulso da construtora, bem como apenas duas cotadas em terreno negativo, a bolsa de Lisboa fechou a sessão com uma valorização de quase 1%.

Depois de ter anunciado a conquista de duas obras no Uganda, as ações da construtora liderada por António Mota caíram para os 2,83 euros, o valor mais baixo desde setembro de 2017. Nesta sessão, e impulsionada pelo sentimento positivo da Europa, a Mota-Engil avançou 5,44% para encerrar nos 3,005 euros.

“Este título tocou no início esta semana em mínimos desde setembro de 2017, por isso acredito que a subida desta quinta-feira seja uma correção técnica em alta”, apontou Paulo Rosa, trader da GoBulling, à Reuters. “Vale a pena lembrar que a empresa anunciou no início da semana que ganhou dois contratos no Uganda no valor de 138 milhões de euros, e na altura não houve grande entusiasmo.

Mota-Engil dispara 5%

Neste cenário, o PSI-20 ganhou 0,98% para 5.569,36 pontos. O destaque positivo vai também para a EDP Renováveis, que avançou 2% para 9,17 euros, e o BCP, que ganhou 1,52% para 26 cêntimos.

A empresa de energias limpas liderada por Manso Neto anunciou esta quarta-feira a entrada num novo mercado, a Grécia, onde ganhou um leilão de energia a iniciar operações dentro de dois anos. Na terça-feira tinha já dito que ultrapassou as previsões de produção nos EUA. Afasta-se assim cada vez mais da contrapartida oferecida pela China Three Gorges e que foi fixada nos 7,33 euros por título.

Em terreno negativo ficaram, ainda assim, a Ibersol, que caiu 1,27% para 11,65 euros, e a Altri, que deslizou 0,23% para 8,58 euros.

Lisboa foi também contagiada pelo sentimento positivo dos seus pares europeus. O Stoxx 600 avançou 0,9%, enquanto o espanhol ganhou 1,11%. Já o alemão DAX valorizou 1,2%.

(Notícia atualizada às 16h56 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil dispara mais de 5%. Lisboa segue a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião