Acordo comercial com EUA? “É um bom sinal”, diz Draghi

Presidente do BCE diz que é um "bom sinal" existir vontade entre EUA e União Europeia para travar escalada das tensões comerciais, isto depois do acordo entre Donald Trump e Jean-Claude Juncker.

O que pensa do acordo entre Donald Trump e Jean-Claude Juncker sobre o comércio entre os EUA e a União Europeia? “Tomámos nota disso. É demasiado cedo para avaliar o conteúdo atual… Mas se temos alguma coisa a dizer em termos gerais, é um bom sinal”, declarou Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), esta quinta-feira.

“É um bom sinal porque de alguma forma mostra que há vontade para discutir o tema do comércio novamente dentro de um enquadramento multilateral”, explicou de seguida. E não fez mais comentários sobre o assunto: “Será muito difícil ir além desta opinião dado que não conhecemos a substância do acordo”.

Depois de mais uma reunião do Conselho de Governadores sobre política monetária, Mario Draghi não mudou o tom da mensagem do banco central: manteve os juros em mínimos históricos — e nesses níveis deverão continuar “até durante o verão de 2019” — e reafirmou a intenção de por termo aos estímulos monetários no final do ano.

“Neste momento, não vemos necessidade de modificar ou adicionar nova linguagem à nossa orientação sobre as taxas de juro”, frisou o italiano.

Ainda assim, não deixou de apontar algumas fragilidades que começam a aparecer no bloco da moeda única: por exemplo, as exportações perderam algum gás e o cenário internacional pode mudar com uma guerra comercial à escala mundial.

“Uma guerra comercial, onde temos retaliações e respostas, poderá criar um clima totalmente diferente. E temos de avaliar tanto os efeitos diretos, que poderão ser significativos, e os efeitos indiretos na confiança, especialmente no investimento empresarial. Temos de avaliar isso no futuro“, disse.

Esta quarta-feira, Trump e Juncker chegaram a um entendimento quanto às tarifas a aplicar sobre as trocas comerciais entre ambos os blocos, deixando ainda o compromisso de que EUA e União Europeia se vão sentar à mesa das negociações antes de implementarem mais taxas, algo que deixou os investidores satisfeitos porque poderá ser um primeiro passo para se evitar uma escalada das tensões comerciais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acordo comercial com EUA? “É um bom sinal”, diz Draghi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião