Meo fatura 503 milhões no segundo trimestre. Dívida do grupo Altice aumenta

A Altice Europe, dona da operadora portuguesa, alcançou receitas de 3,5 mil milhões de euros no segundo trimestre do ano, uma quebra de 1,4% em relação ao trimestre anterior.

A Altice Europe, grupo que detém a operadora Meo em Portugal, viu as receitas caírem no segundo trimestre deste ano, ao mesmo tempo que aumentou a dívida líquida. Os resultados foram divulgados, esta manhã pelo grupo multinacional de telecomunicações.

O grupo registou receitas consolidadas de 3,47 mil milhões de euros no final do segundo trimestre, o que representa uma queda de 1,4% em relação às receitas que tinham sido registadas no trimestre anterior. Já em Portugal, onde a Altice controla a antiga PT Portugal, detendo a operadora Meo, as receitas consolidadas ascenderam a 503 milhões de euros, mais 1,6% do que tinha alcançado no trimestre anterior. Já comparando com o segundo trimestre do ano passado, as receitas da Altice em Portugal recuaram 5,4%.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/receitas-da-altice-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”776″ slug=”receitas-da-altice-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/receitas-da-altice-portugal/thumbnail?version=1533216574809&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

Mesmo com a quebra das receitas, a Altice conseguiu uma subida do EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que se fixou em 1,315 milhões de euros, mais 4,4% do que no primeiro trimestre.

Ao mesmo tempo que as receitas caíram, a dívida da Altice aumentou, apesar de a empresa estar em processo de reestruturação, precisamente, para reduzir o elevado endividamento. No final de junho deste ano, a dívida líquida consolidada situava-se em 31.858 milhões de euros, mais 1,7% do que registava no final de março.

Apesar do agravamento dos resultados, a Altice mantém as perspetivas para o conjunto deste ano: “A Altice reitera os planos de crescimento da receita e aumento do EBITDA e margens financeiras, a médio e longo prazo”.

Face a estas informações, as ações da Altice estão a desvalorizar na bolsa de Amesterdão. Os títulos chegaram a cair cerca de 14,5%. Estão agora a desvalorizar 11,43% para 2,549 euros.

Grupo vai usar dividendos da Altice USA para abater dívida

Numa conferência telefónica com analistas, Dennis Okhuijsen, administrador financeiro da Altice Europe, explicou que a empresa tem intenções de usar os dividendos que ainda recebe do negócio nos Estados Unidos para abater dívida. Depois do spin off, a Altice Europe ainda detém 3,5% da Altice USA.

A empresa tem atualmente uma liquidez de 2,8 mil milhões de euros e 84% dos 32 mil milhões de euros de dívida tem juros fixos. Há ainda um número que o CFO da Altice Europe quis destacar aos analistas: no final do segundo trimestre de 2017, 78% da dívida vencia em 2025. Agora, só 53% da dívida é que atinge a maturidade em 2025.

Este número é particularmente relevante tendo em conta que, no final do ano passado, a empresa atravessou uma crise de confiança por parte dos investidores. A constante queda das receitas assustou os analistas, que chegaram a apontar para a insuficiente liquidez da empresa. Na altura, a dívida líquida rondava os 50 mil milhões de euros. A empresa sempre reafirmou a sua liquidez, mas viu-se obrigada a mudar a estratégia e a vender ativos.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/altice/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”134″ slug=”altice” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/altice/thumbnail?version=1529506132317&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

Entre esses ativos está a venda das torres de telecomunicações em Portugal e França. Mas não só: a Altice também tencionava vender a unidade que detém na República Dominicana. Hoje, a empresa garante que esse cenário foi completamente posto de parte. E por duas razões: primeiro, porque “as ofertas não eram atrativas do ponto de vista de valor” e, depois, porque o custo-benefício de vender esse negócio não se justificava face às propostas em cima da mesa. Esta quinta-feira, aliás, a Altice salientou o bom desempenho financeiro da subsidiária.

Ainda assim, à semelhança do que aconteceu em Portugal e em França, a Altice anunciou a venda de 1.049 torres de telecomunicações na República Dominicana, por 170 milhões de euros. Esta quinta-feira, tanto o CFO como o presidente executivo, Alain Weill, mostraram-se entusiasmados com a nova empresa de infraestruturas de telecomunicações que nasceu da venda das torres na Europa. Como noticiou o ECO, as torres da Meo foram vendidas a um consórcio do qual fazem parte Pires de Lima e Sérgio Monteiro.

(Notícia atualizada às 14h30 após conferência telefónica da Altice com os analistas)

Evolução das ações da Altice na bolsa de Amesterdão

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Meo fatura 503 milhões no segundo trimestre. Dívida do grupo Altice aumenta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião