Turquia promete represálias contra tarifas de Trump

  • Lusa
  • 10 Agosto 2018

Trump usou o Twitter para anunciar o aumento das tarifas aduaneiras impostas ao aço e alumínio turcos. Em resposta, Ancara promete retaliações a esta medida, que considera violar as normas da OMC.

A Turquia avisou, esta sexta-feira, que o aumento das taxas sobre o alumínio e o aço anunciado pelo Presidente norte-americano afetará as relações entre os dois países e prometeu represálias contra a medida, que considera contrária às normas da OMC.

“Os Estados Unidos deverão saber que o único resultado de tais sanções (…) é que afetarão as nossas relações de aliados”, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco em comunicado.

“Como todas as medidas adotadas contra a Turquia, elas terão a sua resposta”, acrescentou o MNE turco, precisando que a decisão “ignora” as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O MNE disse ainda que os comentários feitos por Donald Trump eram “impossíveis de conciliar com a seriedade de [um homem de] Estado”.

O anúncio feito, esta sexta-feira, por Trump de um forte aumento das taxas de importação sobre o alumínio e o aço turcos provocou uma desvalorização da lira turca, que perdeu quase um quarto do seu valor em relação ao dólar durante o dia.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, condenou aquilo que classificou como uma “guerra económica” e instou a população turca à “luta nacional” trocando as suas divisas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turquia promete represálias contra tarifas de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião