DBRS prevê impacto negativo da crise da lira turca em bancos europeus

  • Lusa
  • 21 Agosto 2018

A agência de notação alertou para a possível quebra nos lucros e desvalorização dos ativos, devido ao impacto negativo da crise da lira turca nos bancos europeus que operam na Turquia.

A agência de notação financeira DBRS alertou esta terça-feira para o impacto negativo da crise da lira turca nos bancos europeus que operam na Turquia, prevendo quebra nos lucros e desvalorização dos ativos.

Em comunicado, a agência assinala que existem vários bancos europeus que operam na Turquia que estão “expostos” à crise da lira turca, entre os quais BBVA, UniCredit, BNP Paribas, ING e HSBC.

“A DBRS prevê um impacto negativo nos lucros e uma desvalorização dos ativos em alguns destes bancos”, indica.

Aquela agência de notação financeira precisa que em causa está “uma diminuição nas receitas das subsidiárias locais”, que afeta também os ativos em portefólios destes bancos, bem como os seus câmbios.

Acresce que, segundo a DBRS, “é possível que estes cinco bancos europeus tenham de fornecer financiamento às suas subsidiárias turcas”, caso estas não consigam cumprir os seus compromissos devido à desvalorização daquela moeda perante outras.

Ainda assim, esta entidade considera que o impacto pode ser “gerível, tendo em vista os modelos e as diferentes estratégias de negócios dos bancos em vigor para os mercados emergentes”.

A DBRS adianta que irá continuar a acompanhar a evolução da lira turca e a forma como afeta outros países emergentes nos quais os bancos europeus estão presentes, bem como as medidas postas em prática pelo Governo turco para minimizar a crise desta moeda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS prevê impacto negativo da crise da lira turca em bancos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião