Turistas deixam quase 7 mil milhões em Portugal no primeiro semestre

As receitas turísticas estão a crescer a dois dígitos, apesar de o aumento do número de hóspedes e de turistas estar a abrandar, ou mesmo a estagnar.

As receitas da atividade turística em Portugal totalizaram perto de 7 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, um aumento de quase 14% em relação ao mesmo período do ano passado. É o reflexo do aumento dos preços praticados pelo turismo em Portugal, tendo em conta os sinais de abrandamento — e mesmo de estagnação, em alguns casos — do crescimento de outros indicadores do setor.

Ao todo, segundo os dados publicados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, os turistas gastaram 6,9 mil milhões de euros no conjunto de janeiro a junho deste ano, mais 13,88% do que no primeiro semestre do ano passado. Maio foi o melhor mês deste período, com um total de 1,59 mil milhões de euros em receitas turísticas. Em junho, as receitas caíram ligeiramente, para 1,43 mil milhões de euros.

Estes números mostram que, durante o primeiro semestre, os turistas gastaram em Portugal uma média de pouco mais de 38 milhões de euros por dia. Já os portugueses gastaram um total de 2,26 mil milhões de euros lá fora, o que representa um aumento de 7,44% face ao primeiro semestre do ano passado.

Feitas as contas, o saldo da balança turística fixou-se em 4,63 mil milhões de euros, mais 17% do que há um ano.

Este movimento acontece apesar de o ritmo de crescimento do número de hóspedes e de dormidas ser muito mais ligeiro. No primeiro semestre deste ano, os estabelecimentos hoteleiros nacionais receberam 9,6 milhões de hóspedes, uma subida homóloga de 2,6%, que foram responsáveis por 25,3 milhões de dormidas, um aumento de apenas 0,5% em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

Significa isto que os operadores do setor turístico estão não só a faturar mais, como estão a faturar mais em meses que são, tradicionalmente, de época baixa. Neste primeiro semestre, março e maio foram os meses que registaram as maiores subidas homólogas das receitas, em ambos os casos de cerca de 20%.

Isso mesmo destaca a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. “Estes números mostram que o turismo continua a crescer ao longo de todo o ano, e particularmente que estamos a conseguir crescer ar um ritmo muito superior em termos de receitas, o que demonstra que estamos a crescer em valor, conseguindo atrair turistas que gastam mais”, referiu, em comunicado enviado às redações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turistas deixam quase 7 mil milhões em Portugal no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião