Certificados captam 159 milhões em julho. Mesmo com a concorrência das OTRV

Num mês marcado pelo regresso das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), os certificados captaram mais dinheiro. Famílias investiram 159 milhões.

Os certificados mantêm o ritmo de captação de poupanças. Depois de terem sido aplicados mais de 700 milhões de euros nos primeiros seis meses, em julho voltou a aumentar o valor aplicado pelas famílias nos produtos de poupança do Estado. Apesar dos certificados de aforro continuarem a perder dinheiro, os do Tesouro permitiram atrair um total de 159 milhões de euros. Isto apesar da concorrência das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV).

De acordo com os dados do Boletim Estatístico do Banco de Portugal, os certificados de aforro viram sair 3 milhões de euros, enquanto os certificados do Tesouro, os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC), captaram 162 milhões de euros. Em termos líquidos, através das famílias, o Estado conseguiu um financiamento de 159 milhões de euros em julho, um mês tradicionalmente de férias mas também de maior disponibilidade financeira devido ao pagamento do subsídio.

O valor captado é o mais elevado desde outubro, altura em que os CTPC foram lançados, oferecendo uma taxa bruta anual média de 1,38% (a que se junta um bónus em função do PIB) abaixo da de 2,25% dos Certificados do Tesouro Poupança Mais, extintos no final de setembro. Isto apesar de ter havido concorrência pela poupança das famílias por parte de outro produto do Estado. O IGCP lançou, no mês passado, uma nova emissão de OTRV.

Foram emitidos mil milhões de euros nesta nova série das OTRV, tendo a procura ascendido a 1.700 milhões de euros. Nesta emissão, o Estado estreou um novo prazo, passando a maturidade do investimento de cinco para sete anos, sendo a taxa oferecida foi a mais baixa de sempre. Pelos títulos, os investidores vão receber uma taxa bruta anual de 1%, sendo que há que contar ainda com todas as comissões que estão associadas a este investimento feito através dos bancos (os certificados são adquiridos online ou nos CTT).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certificados captam 159 milhões em julho. Mesmo com a concorrência das OTRV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião