Discurso de Powell leva Nasdaq e S&P 500 para recordes

Os principais índices norte-americanos reagiram em alta às declarações de Powell e batem novos máximos históricos.

Jerome Powell, no primeiro discurso que realizou em Jackson Hole, reforçou as boas perspetivas para a economia norte-americana e as principais bolsas norte-americanas aplaudiram, com o S&P 500 e o Nasdaq a atingirem novos recordes.

O S&P 500 fechou a sessão a valorizar 0,62% para os 2.874,70 pontos, superando assim o máximo histórico alcançado a 26 de janeiro. O Dow Jones subiu 0,52% para os 25.790,35 pontos e o Nasdaq valorizou 0,86% para os 7945,98 pontos, registando um novo máximo.

O discurso do presidente da Reserva Federal Americana era aguardado com grande expectativa pelos investidores que tentavam antecipar indicações sobre o rumo da política monetária. E Powell não desiludiu.

Naquele que foi o seu primeiro discurso em Jackson Hole, o presidente da Fed defendeu a estratégia que os banqueiros centrais têm adotado perante o crescimento económico do país. Powell afirmou que a subida das taxas de juro é a melhor opção para proteger o crescimento económico americano e, sobretudo, demonstrou que a Fed não irá surpreender o mercado com um ritmo mais acelerado da alta das taxas de juro.

As previsões apontam para uma subida das taxas de juro em setembro e outra em dezembro.

Este discurso foi visto como uma resposta a Trump, que no início da semana, acusara Powell de nada fazer para ajudar a crescimento da maior economia do país.

Também o preço do petróleo subiu, esta sexta-feira, impulsionado pela perspetiva de novas sanções dos Estados Unidos sobre o Irão.

Entre as cotadas com maior destaque estão a Netflix que valorizou 5,5% e a Autodesk que subiu 13,8%. Em sentido contrário, aparece a GAP que desvalorizou 8,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Discurso de Powell leva Nasdaq e S&P 500 para recordes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião