“Está a ligar para um assinante que…”. Vai acabar a 13 de setembro

O aviso era ativado apenas se o custo da chamada variasse com a mudança. Os utilizadores podem escolher voltar a ouvir o aviso das operadoras, se assim o desejarem.

O aviso que se ouve ao ligar para alguém que mudou de operadora mas manteve o número já é familiar para os portugueses. Mas devido à quantidade de operadoras que têm tarifários com chamadas grátis para outras empresas, a mensagem vai deixar de ser transmitida, a partir de 13 de setembro.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) procedeu assim à alteração do regulamento da portabilidade, que obrigava as operadoras a passar o anúncio se “a chamada para o número portado, de acordo com o seu tarifário, for mais cara do que era antes de ser portado”.

“Dado o momento que o mercado vive, a mensagem já não é tão importante e deixa de ser necessária”, explica fonte oficial da Anacom. “Com a concorrência, os preços foram descendo, e a maior parte das pessoas tem pacotes e minutos incluídos nos tarifários“, que permitem fazer chamadas para qualquer rede, acrescenta.

“Historicamente, a mensagem era muito importante, porque as chamadas para fora da rede eram muito caras”, relembra fonte oficial da reguladora das telecomunicações. As operadoras telefónicas começaram a multiplicar-se nos anos 90, e foi em 2003 que o aviso começou a ser transmitido.

Vários utilizadores receberam esta terça-feira uma mensagem da operadora que diz que “deixará de ser informado sobre o operador a que o número pertence”. Se pretenderem, o anúncio pode ser ativado novamente, mas apenas mediante “pedido expresso do utilizador final”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Está a ligar para um assinante que…”. Vai acabar a 13 de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião