Hoje nas notícias: Benfica, universitários e baixas médicas

  • ECO
  • 5 Setembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O dia fica marcado pelas notícias em torno do Benfica: o Ministério Público deduziu acusação contra a SAD encarnada e quer o clube da Luz fora das competições por um período de até três anos. Destaque também para os dados avançados pelo Público e pelo Jornal de Negócios, que dão conta de que as reformas antecipadas no Estado caíram 60% no ano passado. No campo da educação, os estudantes universitários exigem alternativas de alojamento.

Ministério Público quer Benfica fora das competições

O Ministério Público imputou 30 crimes à SAD do Benfica, relacionados com corrupção ativa e com oferta indevida de vantagem, no âmbito do caso e-Toupeira. Na acusação deduzida contra a SAD encarnada, o Ministério Público pede que esta seja impedida de participar em competições desportivas durante um período de seis meses a três anos. Esta é uma das três penas acessórias pedidas pelos responsáveis do MP, que, para além da SAD, acusa ainda o seu assessor jurídico, Paulo Gonçalves. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Ex-presidente do Instituto do Desporto e Juventude quer anular demissão

Augusto Baganha, ex-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude que no mês passado foi demitido desta instituição, por decisão do Governo, vai levar a tribunal o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Augusto Baganha diz não entender as razões por que foi demitido e quer, através de uma providência cautelar, concluir o mandato e anular a demissão. Fala em “pressões” por parte de grandes clubes desportivos e em “motivações políticas” para a sua demissão. Veja a entrevista completa a SIC Notícias.

Estudantes universitários querem alternativas de alojamento

As associações de estudantes não estão convencidas com a eficácia do Plano Nacional de Alojamento do Ensino Superior, lançado em maio pelo Governo, e exigem alternativas ao modelo proposto, que prevê a alienação dos edifícios a reabilitar à Fundiestamo, empresa da Parpública. Os estudantes universitários propõem medidas como maior envolvimento das autarquias e a criação de incentivos fiscais a privados, para fomentar a existência de mais casas destinadas aos alunos. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Metade das baixas na Educação foi fraudulenta

Mais de metade das baixas por doença atribuídas no setor da educação, fiscalizadas no ano de 2017, eram fraudulentas. A conclusão é da Comissão Europeia e consta do relatório sobre a oitava avaliação pós-programa, publicado na quarta-feira. Ao todo, foram fiscalizadas cerca de seis mil baixas médicas, das quais mais de metade acabaram por se revelar “incorretas”, contribuindo “para o regresso ao trabalho” destes casos, indica Bruxelas. Para este ano, estão planeadas mais seis mil ações e será implementado um novo sistema de monitorização para avaliar o absentismo. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Casalinho defende que fim das compras do BCE pode ajudar Portugal

A presidente do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública desvaloriza o impacto da redução dos estímulos do Banco Central Europeu (BCE), previsto para dezembro. Cristina Casalinho acredita que o fim do programa de compra de ativos do BCE não terá “um impacto muito significativo” e acredita que Portugal poderá até tornar-se mais atrativo para os investidores. “A possível subida de taxas de juro de longo prazo pela menor presença de um investidor muito significativo pode funcionar como fator de atratividade para novos investidores”, diz. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Benfica, universitários e baixas médicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião