Católica e Nova empatam em 30.º lugar nos melhores mestrados em Gestão

  • Marta Santos Silva
  • 10 Setembro 2018

Enquanto a Nova caiu alguns lugares, a Católica avançou, deixando os mestrados de Gestão destas duas universidades portuguesas empatados no 30.º lugar na lista dos melhores do mundo.

Os mestrados de gestão da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e da Universidade Católica Portuguesa são os mais bem colocados de Portugal no ranking mundial do Financial Times, tendo ficado empatados no 30.º lugar. Para a Católica, que subiu oito lugares relativamente a 2017, é uma vitória, mas a Nova, por sua vez, derrapou 13 lugares.

Também nos melhores 100 mestrados em Gestão do mundo encontra-se um terceiro curso português, o do ISCTE Business School, que entra pela segunda vez para o ranking do FT em 77.º lugar.

Os primeiros cinco lugares são ocupados por mestrados diferentes países incluindo várias escolas internacionais. Em primeiro lugar ficou o mestrado da University of St. Gallen, Suíça, e em segundo lugar a escola francesa HEC. A terceira posição do pódio é ocupado pela London Business School, do Reino Unido. Seguem-se várias escolas internacionais, incluindo a Essec, dividida entre França e Singapura, e também a ESCP Europa, com campus em cinco países.

Em Portugal, os mestrados da Católica e da Nova foram os mais bem colocados. O Master in Management da Católica Lisbon School of Business & Economics conseguiu a sua melhor posição nos oito anos em que é contabilizada no ranking, em parte devido à média salarial após a conclusão do mestrado, um dos fatores tomados em conta nos cálculos do Financial Times.

No critério de progresso na carreira, ou seja, o grau de senioridade e dimensão da empresa onde os graduados se encontram três anos após a conclusão do curso, o Master in Management da Católica é mesmo o nono melhor do mundo.

Do lado da Nova SBE, o derrapar de 13 lugares para empatar com a Católica em 30.º é explicado, num comunicado enviado pela escola às redações, pelo critério de progressão na carreira, que não reflete o corpo estudantil atual da Nova. “Estes resultados refletem a situação dos alunos do mestrado de gestão graduados há três anos na Nova SBE, tendo a escola quadruplicado a sua procura e o número de alunos inscritos desde 2011 nos Mestrados (43% dos quais já são internacionais)”, assinala o reitor, Daniel Traça.

O seu Mestrado em Gestão Internacional da Nova SBE, por sua vez, é o nono mais bem colocado, visto que está integrado no CEMS. “Estamos muito orgulhosos de ver o CEMS, Mestrado em Gestão Internacional, no TOP 10 mundial. A Nova SBE é, há dez anos, o único parceiro do CEMS em Portugal e uma das maiores faculdades desta aliança global, que reúne as 31 das melhores escolas mundiais”, refere no mesmo comunicado Rita Cunha, Diretora Académica dos Mestrados pré-experiência.

Do lado da ISCTE Business School, é o segundo ano no ranking do Financial Times, e o diretor José Paulo Esperança congratulou-se pela subida de sete lugares para a 77.ª posição. “A escola tem vivido uma década de desenvolvimento excecional, com crescente contribuição para a sociedade e aproximação às escolas de topo a nível mundial”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Católica e Nova empatam em 30.º lugar nos melhores mestrados em Gestão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião