Luísa Meireles deixa o Expresso para assumir direção da Lusa

A redatora principal do Expresso, Luísa Meireles, vai passar a ocupar funções de diretora da Lusa, sabe o ECO.

A jornalista Luísa Meireles, que ocupava as funções de redatora principal do Expresso, é a nova diretora da Lusa, apurou o ECO. Vítor Costa, ex-diretor-adjunto do Público, também vai para a direção editorial da agência. Pedro Camacho, que era diretor da Lusa até esta quinta-feira, vai manter-se na empresa como diretor para a área da inovação. Vai também ser criada uma nova função, de Provedor da Notícia, a ser ocupada por Gustavo Cardoso.

Luísa Meireles era redatora principal do Expresso. Soma quatro décadas “de experiência jornalística em diversas áreas” e fez cobertura de temas internacionais, escreveu sobre segurança e defesa e noticiou assuntos europeus e de política nacional.

A nova diretora da Lusa também tem uma década de experiência como advogada e é formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Conta ainda com formação em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica.

Luísa Meireles protagoniza, desta forma, a segunda saída de peso do Expresso para a Lusa. A transferência junta-se à de Nicolau Santos, que deixou o cargo de diretor-adjunto do semanário no final do ano passado. Nicolau Santos foi nomeado pelo Governo para a presidência do conselho de administração da agência noticiosa portuguesa, cargo que ocupa atualmente.

O ECO remeteu algumas questões à Lusa e pediu um comentário à escolha de Luísa Meireles para o cargo de diretora da agência. Contudo, ainda não foi possível obter resposta.

Já depois destas informações avançadas em primeira mão pelo ECO, a Lusa noticiou a entrada de Luísa Meireles na direção, acrescentando que a transferência foi feita a convite do próprio Nicolau Santos. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, num encontro com trabalhadores na sede da empresa.

“O presidente do conselho de administração da Lusa anunciou ainda uma nova função na agência, de Provedor da Notícia, que será ocupada pelo professor universitário e especialista na área da comunicação social Gustavo Cardoso”, conclui a notícia.

(Notícia atualizada às 15h56 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luísa Meireles deixa o Expresso para assumir direção da Lusa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião