S&P abre a porta à subida do rating. Outlook passa a positivo

O rating não mexeu. Mas a agência de notação financeira norte-americana dá razões para Mário Centeno sorrir. Elevou a perspetiva para positiva, deixando a porta aberta a uma melhoria da notação.

A Standard & Poor’s não mexeu no rating de “BBB-“. Mas está preparada para o fazer, elevando-o novamente. É que a agência de notação financeira elevou a perspetiva de “estável” para “positiva”, abrindo a porta a uma melhoria da notação nas próximas atualizações que vier a fazer à dívida de Portugal.

Depois de há um ano ter surpreendido com uma subida de rating antes de colocar a perspetiva em “positiva” — decisão que tende a anteceder uma revisão em alta da classificação atribuída –, retirando Portugal do nível de “lixo”, a agência volta a demonstrar a sua visão mais positiva sobre o país com esta mudança no outlook.

A S&P diz que esta decisão de melhorar a perspetiva do rating com a possibilidade de se continuar a observar a desalavancagem da economia portuguesa, ao mesmo tempo que a estabilidade financeira mostre melhorias. E, diz a agência, há margem para que isso aconteça.

"[A S&P vai continuar a] monitorizar os custos de financiamento e o ainda elevado nível de malparado no sistema financeiro.”

Standard & Poor's

“Podemos rever em alta o nosso rating caso a economia portuguesa continue a desalavancagem ao ritmo de 3% a 5% do PIB ao ano, um processo que pode reduzir o ainda elevado stock da dívida externa” de Portugal, diz a S&P.

“Também consideraremos a revisão da notação se as condições de financiamento de Portugal convergirem com a média da Zona Euro, melhorando o mecanismo de transmissão da política monetária do Banco Central Europeu”, diz, acrescentando que continuar a “monitorizar os custos de financiamento e o ainda elevado nível de malparado no sistema financeiro“.

O Governo diz que “esta atualização reflete a confiança na sustentabilidade dos progressos registados na evolução da economia portuguesa e na gestão das contas públicas, com destaque para as projeções de um crescimento económico robusto, a diminuição da dívida externa, o dinamismo do setor exportador e a solidez do processo de consolidação orçamental”.

Centeno promete “orçamento equilibrado no próximo ano”

“Este desenvolvimento é o resultado das nossas políticas orientadas para reforçar a confiança dos agentes económicos, estabilizar o sistema financeiro e equilibrar as contas públicas, através do aumento continuado da qualidade da despesa pública”, nota Mário Centeno, ministro das Finanças, em comunicado.

Ao mesmo tempo que se congratula com a decisão, deixa promessas. “O Governo tenciona alcançar um orçamento equilibrado no próximo ano e manter a trajetória descendente do peso da dívida pública no PIB, por forma a reforçar a resiliência das contas públicas e da economia portuguesa”, diz.

“A decisão da S&P traduz o compromisso do Governo de prosseguir uma gestão criteriosa das contas públicas e de continuar a promover um crescimento económico sustentável inclusivo, com aumento do emprego e redução das desigualdades“, remata Mário Centeno.

(Notícia atualizada ás 21h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P abre a porta à subida do rating. Outlook passa a positivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião