Endividamento da economia volta a subir em julho. Atinge 721.886.000.000 euros

Economia portuguesa voltou a endividar-se em julho. Endividamento do Estado, empresas e famílias atingiu os 722 mil milhões de euros. Representa cerca de 367,2% da riqueza produzida em Portugal.

O endividamento da economia voltou a aumentar em julho, depois da queda observada no mês anterior. O total da dívida do setor público, empresas e famílias portuguesas atingiu os 721,9 mil milhões de euros, segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal. Representa cerca de 367,2% da riqueza produzida em Portugal.

“Em julho de 2018, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 721,9 mil milhões de euros, dos quais 318,7 mil milhões referentes ao setor público e 403,2 mil milhões ao setor privado”, adianta o banco central em comunicado.

“Relativamente a junho de 2018, o endividamento do setor não financeiro aumentou 700 milhões de euros, devido, sobretudo, ao acréscimo do endividamento do setor público”, explica ainda a instituição.

O principal responsável pela subida mensal registada em julho foi o setor público não financeiro, onde o endividamento totaliza os 318,7 mil milhões de euros, mais 700 milhões face a junho. Nesse mês, o IGCP avançou com um duplo leilão de Obrigações do Tesouro a 10 anos e 16 anos, através do qual obteve um financiamento de 950 milhões de euros. Também obteve 1.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro e ainda 1.000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável.

Endividamento da economia volta a subir

Fonte: Banco de Portugal

Enquanto isso, o setor privado registou uma dívida de 403,2 mil milhões de euros, sem observar grandes oscilações em relação ao mês anterior.

O montante em dívida por parte do setor não financeiro representa quase cinco vezes o valor da riqueza bruta produzida pelos portugueses num ano. Em junho, a dívida de setor público e privado situava-se nos 367,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional — quando há um ano estava acima dos 380% do PIB.

(Notícia atualizada às 11h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia volta a subir em julho. Atinge 721.886.000.000 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião