Barril de Brent ultrapassa os 85 dólares pela primeira vez desde 2014
Trata-se de um máximo que não era alcançado desde 2014, devido aos persistentes temores dos investidores quanto à escassez de oferta global.
O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro ultrapassou esta terça-feira os 85 dólares, um máximo que não era alcançado desde 2014, devido aos persistentes temores dos investidores quanto à escassez de oferta global.
O petróleo do mar do Norte, de referência na Europa, abriu esta terça-feira em alta a valer 85,07 dólares, mais 0,10% do que no fecho da sessão de segunda-feira.
Barril de brent acima dos 85 dólares
Fonte: Reuters
Segundo analistas, na origem da escalada no preço do petróleo estão as sanções dos Estados Unidos às exportações iranianas que levaram à redução da produção global, causando um desequilíbrio entre a oferta e a procura.
O mercado teme uma queda no fornecimento de petróleo bruto quando as sanções dos Estados Unidos contra o Irão entrarem em vigor, no dia 4 de novembro.
A recusa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em aumentar imediatamente a sua produção para compensar a queda na oferta impulsionou os preços na semana passada quando o preço do barril do Brent ultrapassou a barreira dos 80 dólares.
Por outro lado, a produção de petróleo de xisto diminuiu nos Estados Unidos e na Venezuela, o que está a acentuar as preocupações devido a uma possível falta de petróleo a nível global.
Apoie o jornalismo económico independente. Contribua
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.
Introduza um valor
Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.
Comentários ({{ total }})
Barril de Brent ultrapassa os 85 dólares pela primeira vez desde 2014
{{ noCommentsLabel }}