Primeiras obras de expansão da FIL estarão prontas para o Web Summit de 2019

Web Summit fica em Lisboa até 2028 por 11 milhões de euros por ano e de uma remodelação no complexo da FIL. Primeiras obras arrancam nos próximos meses e estarão concluídas a tempo da edição de 2019.

Governo e autarquia fecharam acordo a dez anos com Web Summit.Web Summit

O acordo está feito: o Web Summit fica em Lisboa nos próximos 10 anos a troco de um fee anual de 11 milhões de euros, anunciou Fernando Medina, presidente da câmara de Lisboa, na manhã desta quarta-feira. Além do investimento anual, repartido entre o Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa e o Ministério da Economia, o autarca lisboeta adiantou que o acordo com a organização irlandesa inclui ainda uma remodelação do complexo da FIL, no Parque das Nações, “primeiro de forma temporária e, depois, de forma definitiva”, disse Medina.

“Queremos fazer de Lisboa uma capital da inovação, do empreendedorismo e do talento. (…) Este investimento vai permitir fazer crescer o Web Summit para 100 mil participantes, ou mais”, adiantou.

O complexo da FIL pertence à Fundação AIP desde 2011, e inclui, além dos quatro pavilhões da Feira Internacional de Lisboa — com um total de 40 mil metros quadrados de área –, a Praça Sony, nome que data da Expo 98. Além destes dois espaços, o Web Summit tem usado ainda o Altice Arena, antigo Pavilhão Atlântico, comprado pelo consórcio de Luís Montez, dono da produtora Música no Coração, e Álvaro Ramos, da Ritmos&Blues, em 2012. O Governo e a autarquia estarão alinhados com os dois proprietários privados para a remodelação do espaço pensada, segundo Fernando Medina, “não apenas para realizar o Web Summit como para atrair outros eventos internacionais” para um espaço que, até agora, não existe em Portugal.

O plano de expansão, sabe o ECO, inclui uma primeira fase de transformação e abertura dos pavilhões já existentes, de maneira a aproveitar o espaço vazio entre eles para, numa segunda fase, avançar com obras de construção, nos pavilhões já existentes e na própria Praça Sony.

A primeira fase de transformação deverá arrancar nos próximos meses, adianta a organização do evento, para estarem terminadas a tempo da edição de 2019, a primeira contratualizada neste novo acordo entre Portugal e o Web Summit.

“Adicionalmente, uma parte do acordo é duplicar o tamanho do Altice Arena e da FIL durante os próximos três anos, para responder aos planos de crescimento do Web Summit. O arranque da primeira fase de expansão do projeto vai começar nos próximos meses e estará concluído para o Web Summit de 2019″, explica o Web Summit em comunicado enviado às redações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiras obras de expansão da FIL estarão prontas para o Web Summit de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião