Sonae vai colocar 21% do retalho em bolsa. Pequenos investidores só terão 5%
A Sonae vai colocar em bolsa 21% do negócio do retalho, sendo que a maior "fatia" será destinada aos investidores institucionais. Pode vender mais, chegando, no limite, a 33% do total da empresa.
A Sonae pretendia colocar um quarto do capital da Sonae MC em bolsa. Afinal, vai avançar com uma oferta pública de venda (OPV) de pouco mais de 21% da empresa de retalho, sendo que a percentagem a alienar poderá chegar, no limite, até aos 33%. Os pequenos investidores vão ficar, no máximo, com 5% do capital.
“A oferta base compreende 217.360.000 ações ordinárias existentes”, que representam 21,7% dos mil milhões de títulos que perfazem o capital da Sonae MC. Além destes títulos, a empresa revela que “concedeu aos Joint Global Coordinators da oferta uma opção de over-allotment de até 32.600.000 ações”.
Assim, o capital total em bolsa pode chegar aos 25%, mas pode ser ainda superior. É que, no prospeto aprovado pela CMVM, publicado na integra apenas em inglês, é referido que o oferente pode optar por aumentar a oferta em 87 milhões de títulos, mas apenas para investidores institucionais. Ou seja, no limite, a Sonae pode ceder um terço da empresa.
Pequenos aforradores com 5%
Como é habitual, serão os grandes investidores a ficar com a maioria das ações que vão ser oferecidas a preços entre 1,40 e 1,65 euros, cada. Dos 217 milhões de títulos de base, a Sonae MC revela que “77% serão oferecidas através de uma oferta particular reservada a investidores institucionais em Portugal e fora de Portugal”. O restante é para os pequenos investidores.
De acordo com o prospeto, “23% [das ações que compõem a oferta base] serão oferecidas através de uma oferta pública a investidores em Portugal”. Estas correspondem a 5% do capital, sendo que nunca estes investidores poderão ficar com mais já que tanto os 32,6 milhões do over-allotment como os 87 milhões da opção para aumentar a oferta estão reservados a institucionais.
(Notícia atualizada às 23h18 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae vai colocar 21% do retalho em bolsa. Pequenos investidores só terão 5%
{{ noCommentsLabel }}