Poupa Energia baixa fatura dos consumidores em 100 euros por ano

Os cálculos têm como base as simulações e os pedidos de mudança de tarifário ou de comercializador efetuados através do portal lançado pelo Governo em março do ano passado.

Maximizar poupanças na fatura da energia. Esse objetivo já levou 1.859 consumidores mudarem de tarifário ou comercializador através do Portal Poupa Energia. Os números são avançados, esta quarta-feira pela ADENE que diz ainda que as alterações levadas a cabo através do simulador de eletricidade e gás lançado pelo Governo em novembro do ano passado permitem uma poupança anual de 186 mil euros.

Os cálculos são da ADENE – Agência para a Energia, entidade a quem compete a operacionalização do portal Poupa Energia. De acordo com aquela entidade, nos primeiros nove meses do ano, aquele portal de energia recebeu 170 mil visitas, que resultaram em 168 mil simulações e 1.859 pedidos de mudança de tarifário.

Em resultado dessas simulações e pedidos de mudança de operador ou tarifário, a ADENE estima que os consumidores portugueses tenham conseguido uma poupança anual de 186 mil euros. Aquela agência adianta que “os 336 pedidos de mudança de comercializador registados no terceiro trimestre, traduzem uma poupança estimada anual de cerca de 33 mil euros por ano, resultando em 100 euros/ano de poupança por consumidor“.

De acordo com a ADENE, os consumidores que visitam o portal procuram, em primeiro lugar, ofertas de tarifários duais, para eletricidade e gás natural, em segundo lugar tarifários de eletricidade e, por último, ofertas de gás natural.

A plataforma permite atualmente comparar ofertas de 24 comercializadores com 266 tarifários de eletricidade, gás natural ou serviço combinado. No balanço do terceiro trimestre a agência de energia indica que a Galp Power, a Goldenergy e a Iberdrola, representam 92% das adesões efetuadas nesse período.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Poupa Energia baixa fatura dos consumidores em 100 euros por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião