Revista de imprensa internacional

O Brexit continua em negociações, em Espanha os ataques ciberterroristas estão a preocupar a Guarda Civil e na África subsariana poderá abrir, em breve, Burger King. 

O meio da semana traz novidades vindas de Espanha, dos Estados Unidos da América (EUA) e até da África subsariana. O Brexit continua em negociações, em Espanha os ataques ciberterroristas estão a preocupar a Guarda Civil e na África subsariana poderá abrir, em breve, Burger King.

Bloomberg

Brexit: Barnier vai ao Parlamento Europeu com preocupações e otimismo

O principal negociador da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, vai ao Parlamento Europeu explicar porque conseguirá um acordo com o Reino Unido antes de novembro. Barnier comparece perante os eurodeputados a uma semana de um Conselho Europeu e a um mês de uma cimeira extraordinária de líderes europeus que tem o Brexit precisamente como tema central. Apesar do otimismo, o chefe da negociação não esconde algumas preocupações, nomeadamente com as condições levantadas pela Irlanda e as exigências da Irlanda do norte. Na terça-feira, Michel Barnier esteve reunido com Arlene Foster, primeira-ministra da Irlanda do Norte e líder do Partido Democrata Unionista, que exige verificar se o texto do acordo acolhe a sua exigência fundamental: que não haja nenhuma barreira extra nas relações comerciais entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

Leia a notícia completa em Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês).

El País

Europa aceita reduzir emissões poluentes dos novos automóveis em 35%

Os países da União Europeia chegaram a acordo, na noite de terça-feira, para reduzirem em 35% as emissões de dióxido de carbono (CO2) das viaturas novas em 2030, após uma reunião prolongada, realizada no Luxemburgo. Alguns dos participantes, contudo, lamentaram uma falta de ambição, pensando no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o aquecimento global, divulgado recentemente. “Ao fim de 13 horas de negociação, estamos aliviados”, felicitou-se, pouco antes da meia-noite, em declarações aos jornalistas, a ministra do Ambiente da Áustria, Elisabeth Kostinger.

Leia a notícia completa em El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Financial Times

Burger King está de olho na África subsariana

O grupo de fast food Burger King está em negociações com vista a abrir novos restaurantes em alguns países da África subsariana, incluindo a Nigéria. Daniel Schwartz, chief executive da Restaurant Brands International, disse que a segunda maior cadeia de hambúrgueres do mundo — principal rival da McDonald’s — estava “significativamente penetrada” no continente, onde teve uma “grande oportunidade”. De acordo com as previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), as dez cidades que mais crescerão em termos demográficos, entre 2018 e 2035, serão africanas.

Leia a notícia completa em Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Reuters

Ferramenta inteligente de recrutamento da Amazon mostrou penalizar as mulheres

A ferramenta de recrutamento, dotada de inteligência artificial (IA), da Amazon tem como objetivo ver e selecionar os currículos dos candidatos a determinados postos de trabalho, de modo a automatizar o processo de seleção e de procura de talento. O que acontece é que esta ferramenta atribui uma pontuação, de uma a cinco estrelas — tal como os compradores avaliam os produtos da Amazon –, aos candidatos. O problema é que este sistema de IA estava a discriminar as mulheres, sendo que, em vez de atribuir uma pontuação neutra ao género, penalizava os candidatos do sexo feminino.

Leia a notícia completa em Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

El País

Guarda Civil espanhola alerta para “risco crítico” de ataque ciberterrorista

A Internet está a aumentar as ameaças à segurança global e Espanha não é exceção. O país vizinho tem mostrado estar preocupado com os ataques ciberterroristas, o que já levou a Guarda Civil a tomar medidas. Na terça-feira, este organismo alertou o Parlamento que o ciberterrorismo constitui “um risco crítico” e que, por isso, é preciso manter a “tática militar: estar preparado para responder à hipótese mais perigosa” que possa surgir.

Leia a notícia completa em El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião