Trump disse ter tido “boa conversa” com Presidente chinês sobre comércio

  • Lusa
  • 1 Novembro 2018

"Falámos de muitos temas, com destaque para o comércio. Estas discussões avançam bem", revelou o Presidente americano após uma "boa conversa telefónica" com o seu homólogo chinês.

O Presidente norte-americano disse ter tido uma “muito boa conversa” ao telefone com o seu homólogo chinês sobre as relações comerciais e a Coreia do Norte, temas que provocaram discussões entre os dois países.

“Acabei de ter uma muito boa conversa telefónica com o Presidente da China, Xi Jinping. Falámos de muitos temas, com destaque para o comércio. Estas discussões avançam bem” estando a ser programados encontros durante o G20, na Argentina, escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

“Tivemos também uma boa discussão sobre a Coreia do Norte!”, acrescentou.

Os dois países têm estado envolvidos numa discórdia acerca das relações comerciais, com Donald Trump a ameaçar taxar algumas importações.

Na terça-feira, os EUA anunciaram restrições nas vendas de tecnologia para um fabricante chinês de semicondutores, apontando motivos de segurança nacional, com Washington a tentar travar as ambições da China para o setor tecnológico.

Pequim está a investir milhares de milhões de dólares para formar fabricantes de chips, visando tornar o país no líder global nos setores robótica ou inteligência artificial. Os EUA consideram que a estratégia de Pequim viola os seus compromissos em abrir o mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às firmas domésticas, enquanto as protege da competição externa.

Donald Trump tinha já anunciado taxas sobre um total de 250 mil milhões de dólares (212 mil milhões de euros) de importações oriundas da China, visando pressionar o país a recuar nos seus planos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump disse ter tido “boa conversa” com Presidente chinês sobre comércio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião