Fim da guerra comercial à vista? Trump já pediu esboço do acordo à sua equipa

Donald Trump está preparado para apertar a mão a Xi Jinping e terminar a guerra comercial. O Presidente já pediu mesmo à sua equipa que prepare os termos do acordo.

Depois de uma “boa e longa” conversa com Xi Jinping, Donald Trump parece estar preparado para pôr termo à guerra comercial com a China. De acordo com a Bloomberg, o Presidente norte-americano quer fechar um acordo com o seu homólogo chinês ainda este mês, na reunião do G-20, na Argentina.

Neste sentido, Donald Trump já pediu à sua equipa que prepare os termos desse acordo. Isto segundo quatro fontes próximas do dossiê citadas pela agência, que indicam a chamada telefónica como o Presidente chinês como gatilho desse entendimento iminente.

No Twitter, o líder norte-americano descreveu essa conversa como “longa” e “muito boa”, referindo que a pasta comercial tinha sido o principal foco da reunião. “As negociações estão a correr bem, estando agendada uma reunião no G-20 na Argentina”, sublinhou o Presidente.

Recorde-se que a Casa Branca tinha ameaçado taxar a totalidade das importações chinesas caso esta ronda de negociações falhasse, o que fez aumentar as tensões nos mercados.

Até ao momento, os Estados Unidos já aplicaram tarifas aduaneiras sobre cerca de 250 mil milhões de dólares (219,6 mil milhões de euros) de produtos chineses. Pequim respondeu na mesma moeda e taxou 110 mil milhões de dólares (96,6 mil milhões de euros) de bens norte-americanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fim da guerra comercial à vista? Trump já pediu esboço do acordo à sua equipa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião