Já foi identificada deputada que votou no lugar de José Silvano

  • ECO
  • 9 Novembro 2018

Emília Cerqueira foi a deputada do PSD identificada pelas imagens da ArTV como tendo estado no computador onde foi registada a presença de José Silvano.

Emília Cerqueira foi a deputada do PSD identificada pelas imagens da ArTV como tendo estado no computador onde foi registada a presença de José Silvano, avança o Expresso e o Observador.

A deputada é membro do Conselho Jurisdição Nacional do PSD e deverá prestar declarações à imprensa esta tarde. Segundo o Observador, a deputada, eleita pelo círculo de Viana do Castelo desde 2015, que faz parte do círculo próximo de José Silvano, vai assumir a culpa de ter feito o registo do secretário-geral do partido sem ter pedido ao próprio.

Advogada de profissão, Emília Cerqueira foi presidente da Delegação de Arcos de Valdevez da Ordem dos Advogados, e membro da Comissão Alargada da CPCJ (Comissão de Proteção de Criança e Jovens) de Arcos de Valdevez. No Parlamento faz parte da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação e integra ainda a Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”. E integra ainda os grupos de trabalho da Floresta, da Prospeção de Petróleo e da Legionella.

O PSD tinha, desde terça-feira, em sua posse imagens de quem tinha passado pelo computador onde se fez o registo da presença de José Silvano, segundo o Jornal de Notícias. Numa delas aparece a deputada Emília Cerqueira. O jornal já tinha contactado a deputada que assumiu a amizade com José Silvano, mas desmentiu que tivesse assinado a presença do dirigente do PSD.

Recorde-se que o Silvano fez uma declaração à imprensa na qual sublinhou que não pediu a ninguém que registasse a sua presença no Parlamento. “Nunca ninguém me apontou qualquer irregularidade. Todos perceberão que sou o primeiro a querer ver esta questão rapidamente esclarecida. Não registei a minha presença, nem mandei ninguém registar. E sou eu próprio que reclamo publicamente que a PGR abra um processo de investigações se este processo não ficar esclarecido”, declarou o social-democrata.

Segundo noticiou o Expresso, José Silvano, de acordo com o registo oficial das sessões plenárias da Assembleia da República, não tem qualquer falta nas 13 reuniões plenárias realizadas em outubro, apesar de, em pelo menos um dos dias, ter estado ausente, conforme o próprio secretário-geral do PSD admitiu em declarações ao jornal. Um dos casos foi a tarde de 18 de outubro, dia em que o dirigente do PSD esteve no distrito de Vila Real ao lado de Rui Rio, cumprindo um programa de reuniões que teve início às 15h30 — a mesma hora do plenário. Contudo, alguém registou a sua presença logo no início da sessão plenária, quando passavam poucos minutos das três da tarde. Sabe-se agora que foi Emília Cerqueira.

O caso tem vindo a crescer em dimensão política, sobretudo depois de o Ministério Público ter anunciado que o ia analisar. Rui Rio tem defendido o seu secretário-geral, mas, no últimos dias optou por não fazer mais comentários sobre o caso — quando questionado pelos jornalistas sobre a polémica respondeu em alemão. Uma opção que foi também a de Marcelo Rebelo de Sousa.

O ex-líder da bancada parlamentar do PSD, Fernando Negrão, reconheceu, esta sexta-feira no Fórum da TSF que este caso está a “prejudicar”o partido. Também Santana Lopes, ex-dirigente do PSD e novo líder do Partido Aliança, disse que se de facto alguém tivesse assinado a presença por José Silvano isso seria “gravíssimo”. “A Aliança censura qualquer forma de comportamento indevido, nomeadamente ao mais elevado nível do Estado, que se traduza na violação dos deveres de seriedade, de honestidade”, disse Santana Lopes em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa, no final da audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, sem comentar diretamente o caso do secretário-geral do PSD.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foi identificada deputada que votou no lugar de José Silvano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião